directobras blog logo directobras blog logo

Aprovado o plano para a Regeneração Urbana de Arcos de Valdevez

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Aprovado o plano para a Regeneração Urbana de Arcos de Valdevez

30.Jun.2016

Aprovado o plano para a Regeneração Urbana de Arcos de Valdevez


A Câmara Municipal aprovou na última reunião do executivo municipal o Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) do Concelho de Arcos de Valdevez, elaborado pelo Municipio.

O PARU abrange uma área territorialmente delimitada, incidindo no Centro Histórico e, como tal, engloba os Planos de Pormenor de Renovação Urbana do Centro Histórico de Arcos de Valdevez e o Plano de Pormenor de Salvaguarda de Renovação Urbana de São Paio. 

Este Plano é de extrema importância para o desenvolvimento de um modelo urbano ajustado e adequado aos recursos e potencialidades da região e constituirá um suporte de base, indispensável, para obter apoio para a execução de projetos que venham a ser apresentados, no âmbito da Prioridade de Investimento 6.5 - Adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano. 

Em termos de desafios, a proposta de reabilitação urbana para Arcos de Valdevez pretende seguir as orientações do eco-urbanismo, reforçando a articulação entre a cultura e a natureza, contribuindo para uma urbanidade que favoreça a sociabilidade, onde o espaço público induz à convivência e fruição urbana e à mobilidade pedonal.

No que respeita aos recursos culturais, da história e da ciência, merece referência o papel e a singularidade do Padre Himalaia, sobretudo pelo seu carácter inventivo, o seu reconhecimento internacional e a sua atenção especial pelas ciências da natureza e agrárias.

Com este Plano a Câmara Municipal pretende desenvolver um conjunto de projetos, nomeadamente ao nível
da Oficina de Inovação Padre Himalaya; da Reabilitação de Espaço Público do Centro Histórico e da Experimentação e Inovação Comercial.

Com este Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Arcos de Valdevez, o qual foi recentemente apresentado publicamente no Centro Municipal de Informação e Turismo (sessão na qual também foi promovida a auscultação do publico presente), pretende-se incentivar e facilitar a reabilitação do edificado com valor patrimonial e histórico e dinamizar a reabilitação do tecido urbano degradado; promover a revitalização e a atratividade económica; fomentar o turismo, a cultura e o lazer; qualificar o espaço público; reforçar a centralidade urbana de Arcos Valdevez a nível municipal; bem como aumentar a sua atratividade regional e internacional.