directobras blog logo directobras blog logo

Aprovadas obras de Requalificação no Centro Cívico de Fontão e na Zona Histórica de Arcozelo

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Aprovadas obras de Requalificação no Centro Cívico de Fontão e na Zona Histórica de Arcozelo

09.May.2016

Aprovadas obras de Requalificação no Centro Cívico de Fontão e na Zona Histórica de Arcozelo


O Município de Ponte de Lima no âmbito da política de Reabilitação Urbana em zonas centrais das freguesias com espaços de cariz coletivo e social que se encontrem degradadas e urbanisticamente mal definidas, está a realizar obras de requalificação no centro cívico de Fontão. A intervenção visa a "Construção e Conservação de Passeios e Outros Espaços Públicos". A obra em fase de execução resulta num investimento de 394.555,00 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

 A zona intervencionada é ponto de encontro da população e palco de eventos festivos, pelo que, a proposta incide na redefinição do espaço público com o objetivo de criar melhores condições de vivência e usufruto pela população e visitantes propondo-se um considerável aumento do espaço destinado às pessoas, totalmente acessível e livre de barreiras arquitetónicas.
Pretende-se favorecer a circulação pedonal e o usufruto do espaço público através do alargamento da principal via de acesso local e a repavimentação total da área de intervenção com materiais distintos para diferenciar os espaços de circulação pedonal e automóvel propondo-se ainda construção de instalações sanitárias públicas, reordenamento dos lugares de estacionamento, a renovação parcial da plantação arbórea, a beneficiação da iluminação pública e do mobiliário urbano e ainda a colocação de um parque infantil numa zona central da nova praça.
Para a Vila de Arcozelo, a Câmara Municipal aprovou a empreitada de "Requalificação da zona urbana de Zona Histórica da Vila".

A obra vai abranger um conjunto de artérias locais situadas na margem direita do rio Lima que, apesar de possuírem características muito interessantes e constituírem um excelente percurso pedonal. A proposta de intervenção passa pela remoção da generalidade dos atuais materiais de revestimento dos pavimentos e posterior pavimentação através da reposição de alguns desses materiais ou aplicação de materiais novos com o objetivo de criar melhores condições de circulação pedonal e automóvel, de vivência e usufruto pela população e visitantes.
À semelhança do Centro Histórico de Ponte de Lima, pretende-se e favorecer a valorização do espaço público apostando no granito da região como material dominante para revestimento dos pavimentos e eliminar, sempre que se considere adequado, a diferença de cota entre zonas pedonais e automóveis de modo a favorecer a mobilidade.

No geral, propõe-se a redefinição do espaço público através da pavimentação total da área de intervenção diferenciando os espaços de circulação pedonal e automóvel, a beneficiação da iluminação pública através da colocação de novas luminárias de cor cinza, distribuídas de acordo com o projeto de especialidades elétricas, e colocar sinalética informativa e sinais de trânsito.