directobras blog logo directobras blog logo

Aprovada a delimitação da ARU de Mortágua e Vale de Açores

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Aprovada a delimitação da ARU de Mortágua e Vale de Açores

09.Jul.2015

Aprovada a delimitação da ARU de Mortágua e Vale de Açores


Foi aprovado, no passado mês de Junho, a delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Mortágua e Vale de Açores. Deste modo o município definiu uma área de reabilitação urbana sistemática ou alargada, com uma área de cerca de 570 hectares, abrangendo os aglomerados populacionais de Vale de Açores e Mortágua, e delimitada a norte pela EN234 e a sudeste pela linha de caminho-de-ferro.
Segundo informações publicadas no site da autarquia, a "definição geográfica e dos objectivos da Área da Reabilitação Urbana (ARU) vai permitir ao município apresentar candidaturas aos fundos comunitários (Portugal 2020) para obtenção de comparticipação em intervenções no espaço público, no âmbito da reabilitação e requalificação urbana".
Através da delimitação da ARU pretende-se devolver aos núcleos de Vale de Açores e Mortágua atratividade e qualidade urbana e paisagística, promovendo intervenções directas no espaço público mas igualmente criando medidas de incentivo à Reabilitação Urbana.
A requalificação da Praça 05 de Outubro, situado nas traseiras dos Paços do Concelho, a requalificação ambiental e paisagística das margens da Ribeira da Fraga entre a Ponte do Barril e o Parque Verde, a requalificação da Av. Infante D. Henrique, em Vale de Açores, são algumas das acções que se enquadram na estratégia de intervenção definida na ARU.
Por sua vez, os privados também vão beneficiar deste enquadramento na Área de Reabilitação Urbana, quer em termos de fundamentação dos seus projectos quer em termos de benefícios fiscais. Prevê-se que as operações de reabilitação urbana nesta área beneficiem de uma redução em 50% nas taxas de licenciamento.

Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Autor: António Barbosa