directobras blog logo directobras blog logo

Apresentados projectos de sucesso ao abrigo do OP de Guimarães

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Apresentados projectos de sucesso ao abrigo do OP de Guimarães

21.Jan.2016

Apresentados projectos de sucesso ao abrigo do OP de Guimarães


Duas dezenas de projectos bem sucedidos em Guimarães, criados no âmbito do Orçamento Participativo (OP), foram ontem apresentados publicamente  durante a realização de uma sessão na qual marcaram presença alguns dos seus autores, que divulgaram e partilharam experiências.

Este evento foi promovido pela autarquia vimaranense cujo objectivo foi apresentar a importância e o impacto social dos projectos concluídos.  «Quisemos dar a conhecer um conjunto de bons exemplos do que tem sido a implementação, há já três anos, do Orçamento Participativo de Guimarães. Um conjunto muito substancial de projectos já foram aprovados e muitos deles foram de tal modo bem sucedidos que a Câmara sentiu necessidade de continuar a apoiá-los nos próximos anos, principalmente na área social», referiu Amadeu Portilha, na sessão realizada na Plataforma das Artes.

«Chegou a altura de partilhar estas boas práticas e boas ideias com toda a comunidade interessada no OP. Continuamos a acreditar que este é um belíssimo instrumento de participação cívica e de envolvimento das pessoas, que contribuem com as suas ideias e com boas propostas para que Guimarães continue a ser um concelho diferenciador a vários níveis», acrescentou o vice-Presidente do Município, que procedeu à abertura de uma iniciativa que contou com a presença dos proponentes de propostas já implementadas.

Sessão pública do OP2016 no dia 29 de janeiro

O encontro d contou ainda com a apresentação de projectos imateriais, como são os casos do Projecto Tabu (Igualdade de género e violência doméstica), Então Vamos (animação cultural para idosos), Promoção da Qualidade de Vida, Loja Social Tabuadelo, Projecto Raízes (apoio a situações de cidadãos em risco), Equipa de Apoio Domiciliário a Pessoas com Perturbação Mental (Hospital de Guimarães) e Projecto PEP – Competências Psicológicas (stress, gestão de tempo e trabalho em equipa para alunos).

A Câmara Municipal de Guimarães, entretanto, já está a trabalhar na edição de 2016 do Orçamento Participativo. Para o dia 29 de Janeiro, decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho,  uma sessão pública para recolher contributos dos cidadãos, tendo em vista a quarta edição do Orçamento Participativo.

Fonte: C.M. de Guimarães
Imagem: C.M. de Guimarães