directobras blog logo directobras blog logo

Apresentado orçamento participativo para 2017 e inciasse o orçamento participativo jovem nas Caldas da Rainha

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Apresentado orçamento participativo para 2017 e inciasse o orçamento participativo jovem nas Caldas da Rainha

24.Feb.2016

Apresentado orçamento participativo para 2017 e inciasse o orçamento participativo jovem nas Caldas da Rainha


Já é possível apresentar propostas para o Orçamento Participativo 2017 (OP2017) das Caldas da Rainha e a novidade desta edição é que a autarquia decidiu estender a iniciativa aos jovens.

Na sessão de apresentação pública do OP2017, Hugo Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, falou das inovações e alterações introduzidas e fez um ponto de situação dos projectos dos anteriores OP que estão em curso.

Relativamente ao OP2013 - ano em foi lançada a medida- foram feitas 13 propostas e destas aprovadas seis. Duas já forma executadas.

Relativamente ao OP2014, foram aprovadas sete entre 21 apresentadas, e destas está concluída uma.

"Todos os outros projectos estão em execução e a autarquia prepara-se para inaugurar, no final deste mês, mais dois" avançou o autarca, explicando que o prazo de concretização dos projectos era de dois anos mas "o facto de serem implementados pelos próprios proponentes gerou atrasos que levaram a alterar o procedimento, passando a ser a câmara a executar todos os projetos".

Com essa alteração, o vice-presidente assegura que "todos os projetos estão atualmente em execução, incluindo os quatro aprovados entre as 30 propostas a concurso em 2015".

Com uma paragem em 2016 para "acertar o passo", o Município iniciou agora o processo para 2017, desta feita alargando a iniciativa aos jovens entre os 14 e os 30 anos.

Com um orçamento de 50 mil euros, o Município convida os jovens residentes, trabalhadores ou estudantes, a apresentar ideias para o concelho.

Ao contrário do OP destinado à população em geral, o OPjovem não se circunscreve aos recenseados no concelho porque, como afirmou Hugo Oliveira, "somos uma cidade de jovens, de universitários, e não fazia sentido deixar de fora essa criatividade".

O período de entrega de proposta do OPjovem inicia a 3 de Março e decorre até 1 de Maio.

A forma de votação das propostas também sofreu alterações, havendo agora uma valorização diferenciada dos projectos: os três pontos continuam a ser obrigatórios mas cada um tem um valor diferente (3, 2 e 1 pontos).

E como "não há profissionais do OP" outra das inovações é o apoio técnico do Município na apresentação ou reformulação das propostas.

O objectivo "é ajudar o promotor a tornar a ideia exequível. Que não se perca uma boa ideia só porque não se conseguiu passar bem a ideia para o papel", disse Hugo Oliveira.

Estas e outras alterações resultam de "ouvir as pessoas e o seu feedback para que o OP se torne cada vez mais uma realidade nas Caldas" declarou Hugo Oliveira, acrescentando que o número crescente de participantes e propostas apresentadas a cada edição mostra que as pessoas têm vontade de participar mas que é preciso continuar a estimular à "participação cívica".

Como? Dando visibilidade aos projectos concluídos para que "as pessoas vejam que as suas ideias estão mesmo a concretizar-se" e apostando na maior divulgação do processo.

O prazo para a entrega de propostas para o OP2017 arrancou a 6 de Fevereiro e decorre até 6 de Maio. O valor afecto é de 150 mil euros.

Fonte: Câmara Municipal das Caldas da Rainha