directobras blog logo directobras blog logo

Após as obras de recuperação, o Paço de Giela é polo de atracção de inúmeros visitantes

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Após as obras de recuperação, o Paço de Giela é polo de atracção de inúmeros visitantes

04.Nov.2015

Após as obras de recuperação, o Paço de Giela é polo de atracção de inúmeros visitantes


Desde que abriu as portas ao público, o Paço de Giela, em Arcos de Valdevez já supera os cinco mil visitantes em apenas três meses.

Desde 12 de Julho, dia de abertura oficial ao público, e até 12 de Outubro, o imóvel recebeu cinco mil duzentos e catorze visitantes, consolidando assim a sua vertente de verdadeiro ex-libris turístico e histórico.

Monumento nacional desde 1910, composto por uma torre medieval e um paço quinhentista de profunda originalidade, atraiu visitantes de diversas faixas etárias, nacionais e internacionais, com origens tão distintas como EUA, Espanha, França, Suíça, Canadá, Alemanha ou Reino Unido.

O Paço de Giela foi alvo de um projecto de valorização específico, que consolidou todo o seu potencial arquitectónico e histórico, sendo possível uma nova fruição do monumento e a descoberta, através de um discurso museológico e tecnológico, da arqueologia do concelho, do próprio Paço e do Recontro de Valdevez, que em 1141 opôs Afonso Henriques e o imperador de Leão e Castela.


De recordar que esta obra contou com o financiamento do Programa de Operacional ON.2 - Eixo: III - Valorização e Qualificação Ambiental Territorial, sendo o seu investimento elegível no valor de 1.383.906,09 € e a comparticipação FEDER de 1.176.320,18 €, que integra a reabilitação do edifício do Paço de século XVI, através da manutenção de uma filosofia "open space" e circulação nos pisos originais.

Esta intervenção foi complementada por uma valorização específica na torre medieval, anexa ao Paço habitacional, e que comportará nos seus três pisos componentes de musealização actuais, com recurso amplo às novas tecnologias e ao digital, com temáticas ligadas à arqueologia de Arcos de Valdevez.

Fonte: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R. - Câmara Municipal de Arcos de Valdevez