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27.Aug.2015
Apoio de 460 milhões a grandes projectos portugueses vindo de Bruxelas
Foi aprovado na última semana pela Comissão Europeia, o apoio no valor de 460 milhões de euros provenientes dos fundos europeus de Coesão e de Desenvolvimento Regional, para 11 projectos regionais portugueses.
São os 11 projectos os seguintes:
Modernização da
linha ferroviária de Sintra – Secção Barcarena – Cacém
Este projecto baseia-se
na quadruplicação da via num troço de 4,5 km, a melhoria das
estações ferroviárias de Barcarena e Cacém e a supressão de
todas as passagens de nível para peões e rodoviárias ao longo da
referida secção.
Linha
ferroviária do Norte - modernização da secção
Alfarelos/Pampilhosa (fase 1)
Este projecto abrange 40,22KM e inclui a remodelação das estações
ferroviárias e a remoção de todas as passagens de nível para
peões e rodoviárias na referida secção. A segunda fase (trabalhos
de electrificação) será cofinanciada pelo Fundo de Coesão no
período de programação 2014-2020.
Linha ferroviária
do Norte - modernização da secção Ovar/Gaia (fase 1)
Cobrindo
uma distância de 36KM esta intervenção corresponde à primeira
fase de modernização desta secção, a qual faz parte da rede
principal das redes transeuropeias de transportes (RTE-T). O objectivo
do projecto consiste em eliminar os pontos de estrangulamento, a fim
de permitir o funcionamento eficaz da linha ferroviária do Norte.
Tem por objectivo melhorar a qualidade de serviço e a segurança com
a redução das passagens de nível e a instalação de sistemas electrónicos de sinalização, telecomunicações e sistemas de
controlo de velocidade, em conformidade com os requisitos das redes
transeuropeias de transportes. A segunda fase será cofinanciada pelo
Fundo de Coesão no período de programação de 2014-2020.
Extensão da
Linha Azul do Metro de Lisboa até à Reboleira
Extensão
da Linha Azul do Metro de Lisboa, entre as estações da Amadora-Este
e a estação intermodal da Reboleira, e inclui a construção de
cerca de 0,6 km de galeria do túnel e a construção de uma estação
do metropolitano na Reboleira (estação terminal). O objectivo é
criar uma estação intermodal na Reboleira com ligação à linha de
caminho-de-ferro (Lisboa-Sintra), à linha Azul do metropolitano e ao
sistema de transportes públicos por autocarro. A população servida
pelo prolongamento da linha de Metro aumentará em 10 798 pessoas e o
projeto ajudará a reduzir as emissões médias de CO2 em 3 005
toneladas de equivalente CO2 por ano.
Túnel da
autoestrada do Marão
Este
projeto diz respeito à autoestrada A4 entre Amarante e Vila Real; o
objetivo é completar a autoestrada entre o Porto e Bragança,
reforçando a ligação à fronteira espanhola em Quintanilha e a
Zamora Tordesillas-Valladolid. Esta ligação rodoviária faz parte
das Redes Transeuropeias de Transportes.
Centro
Materno-Infantil na região Norte
Construção
do Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN), envolvendo a construção
de um novo edifício, a reconstrução do edifício existente da
maternidade Júlio Dinis, incluindo lugares de estacionamento.
Infraestrutura
hidráulica de São Pedro-Baleizão-Quintos
Conclusão
da rede primária do «EFMA», que garante o abastecimento de água
potável ao município de Beja e outros fins.
Sistema
de abastecimento de água Brinches-Enxoé
O
objetivo consiste em transportar a água armazenada no reservatório
de Brinches para os reservatórios de Serpa, Laje e Enxoé, na
continuação da execução da rede primária do subsistema de
Ardila. Esta infraestrutura irá assegurar o abastecimento de água
aos concelhos de Serpa, Moura e Vidigueira, beneficiando uma
população de cerca de 38 064 habitantes.
Infraestrutura
hidráulica de Pedrógão - lado direito
Irá
garantir o abastecimento de água potável ao município de Beja, bem
como o abastecimento de água para irrigação numa área de 5 083
hectares. O fluxo de água necessário é assegurado pelo
reservatório de São Pedro, que será abastecido com água do
reservatório de Pedrógão.
Intervenção
nos pontos terminais dos principais cursos do Funchal
Correcção das vulnerabilidades e a prevenção dos riscos de inundação e dos
depósitos aluviais em zonas críticas, uma alta prioridade na região
da Madeira desde as tempestades de 2010.
Regularização
do curso de Ribeira Brava
Tem por finalidade a correção das vulnerabilidades e a prevenção dos
riscos de inundação e dos depósitos aluviais em zonas críticas,
uma alta prioridade na região da Madeira desde as tempestades de
2010.
Fonte: Comissão Europeia