directobras blog logo directobras blog logo

APCMC organiza missão empresarial na Colômbia

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

APCMC organiza missão empresarial na Colômbia

28.Apr.2015

APCMC organiza missão empresarial na Colômbia


A Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC) promove, para os dias 23 a 28 de Maio, uma missão empresarial na Colômbia.

Esta acção está principalmente orientada para as empresas e actividades ligadas à fileira da construção, incluindo mobiliário.

Segundo a associação o objectivo desta iniciativa consiste em apoiar as empresas portuguesas no seu processo de internacionalização.

Colômbia é a 4ª maior economia da América Latina, depois do Brasil, México e Argentina, e a 29ª a nível mundial. A política económica e a promoção de acordos de livre comércio nos últimos anos têm reforçado a sua capacidade para enfrentar choques externos. O PIB real tem crescido próximo dos 5% ao ano e a inflação ronda os 3,5%, numa década de forte desempenho económico.

O sector da construção, incluindo infra-estruturas e obras públicas, obras civis e materiais para construção, apresenta-se hoje como um dos motores para o rápido desenvolvimento da Colômbia. Em 2013 o PIB da Construção correspondeu a 6,8% do PIB Nacional. Durante os últimos cinco anos a procura de materiais de construção cresceu em média 5,8% ao ano, impulsionada principalmente pela construção de edifícios, que utiliza aproximadamente 42% do fornecimento de materiais para construção, e pelas obras civis, que requerem cerca de 32% (DANE, 2013). Na construção de edifícios, a construção habitacional cresceu 12,7% anualmente, enquanto a construção de edifícios não residenciais atingiu taxas de crescimento anual de 9,7% (DANE, 2013).

Este crescimento, alicerçado na procura de habitação por parte de uma classe média e média alta, tem sido também impulsionado pelo governo, que está empenhado em reduzir o deficit habitacional promovendo também a construção de habitações de interesse social.

As grandes obras em infra-estruturas (estradas, autoestradas, portos, aeroportos e caminhos de ferro) têm sido responsáveis pelo crescimento do sector, crescimento que se irá manter durante os próximos anos de acordo com a plano de investimento público do governo colombiano.

Foto:Luz Adriana Villa