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Antigos Terrenos Fabris, a sul do Tejo, mudam de nome para promoção do território

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Antigos Terrenos Fabris, a sul do Tejo, mudam de nome para promoção do território

03.Jul.2015

Antigos Terrenos Fabris, a sul do Tejo, mudam de nome para promoção do território


Numa acção de "naming" os antigos terrenos ocupados pela Lisnave, Quimiparque e Siderurgia Nacional, mudaram de nome com o propósito da sua promoção e atracção de investimento. "Lisbon South Bay" é o novo "nome" para promover internacionalmente estes territórios fabris, localizados em Almada, Barreiro e Seixal.
Este novo "nome" resulta do lançamento de um Plano de Marketing para os territórios da Baía do Tejo, no âmbito de uma candidatura ao Programa Regional Operacional de Lisboa, cofinanciada pelo FEDER, sob a designação "Estratégia de Promoção Nacional e Internacional do Arco Ribeirinho Sul", no valor de cerca de 100 mil euros, realizada, conjuntamente, pela Baía do Tejo e pelos três municípios.
"Lisbon South Bay" remete para três conceitos, segundo explicou Pedro Godinho, em representação da Sales Group, entidade responsável pelo estudo: "Lisboa", aproveitando o seu potencial turístico, "Sul" e toda a qualidade de vida associada às praias, ao lazer, e à dinâmica cultural destes três concelhos, e "Baía", associado ao Rio Tejo e a este o "imenso" espelho de água do Mar da Palha. Por outro lado, "Rio", "baía", "estuário", "água" e a proximidade com Lisboa, foram identificados como "forças e oportunidades" do território em causa, que tem nas chaminés industriais do Barreiro, no rio e praias alguns dos vários ícones e pontos marcantes.
"Nunca, no contexto actual, foi necessário aos territórios promoverem-se", afirmou Rui Lopo, vereador com a área Planeamento, Ordenamento do Território, Ambiente, Paisagismo e Mobilidade da Autarquia do Barreiro, na sessão de apresentação do novo "naming" no passado dia 30 de Junho. Esta apresentação, nesta altura, é "um primeiro passo desta estratégia de marketing", disse, exaltando a "identidade passada" dos territórios em causa. A "promoção e identificação de aspectos que consideramos importantíssimos" é uma das mais-valias do lançamento desta estratégia, defendeu.
Já o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, com esta iniciativa está-se a procurar uma "marca" que ajude a atrair empresas, emprego, actividade económica para o território com reconhecido potencial, com tradição e conhecimento "numa perspectiva integrada". Para a prossecução deste projecto, também o responsável pela Autarquia do Barreiro considerou a Ponte Barreiro-Seixal como fundamental.

Fonte: Câmara Municipal do Barreiro
Autor: António Barbosa