directobras blog logo directobras blog logo

Antiga escola primária transformado em novo lar de isosos

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Antiga escola primária transformado em novo lar de isosos

03.Nov.2015

Antiga escola primária transformado em novo lar de isosos


Sinais dos tempos actuais, mais uma escola primária encerrada transformar-se-á  em novo lar de idosos (tal como foi aqui noticiado pelo Directobras). Este novo equipamento vai ser inaugurado em 2017 no concelho de Amares.

A antiga escola primária de Sequeiros vai ser reconvertida em lar para idosos, numa parceria entre a Câmara Municipal de Amares, o Centro Social do Vale do Homem (CSVH) e a União de Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos. O contrato de comodato que abre portas à materialização do projecto foi assinado pelos representantes das várias entidades, no passado sábado, no auditório de Caldelas.

Com capacidade para receber 20 idosos, numa primeira fase, a intenção é criar condições futuras de acolhimento para 40 utentes, sendo certo que 15 dos 40 idosos que estão em lista de espera são do concelho de Amares, o que faz com que a assinatura do protocolo seja um motivo de congratulação para o presidente da Câmara Municipal, o qual considera que esta parceria vai permitir dar respostas às necessidades existentes no concelho.

"Os mais idosos têm direito a uma vida com qualidade e um lar é o melhor local para que os nossos idosos tenham qualidade de vida porque são assistidos 24 horas por dia e têm ao dispor profissionais qualificados", destacou Manuel Moreira, elogiando, ainda, o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo CSVH nesta área.

A primeira fase da empreitada, que contempla a ampliação e readaptação do edifício em questão, tem um custo estimado de 600 mil euros, verba já considerada no plano de atividades do CSVH para 2016/2017 indicou o presidente da direção, Jorge Pereira, manifestando intenção de recorrer a um empréstimo bancário para a concretização do projeto.

"O novo quadro comunitário de apoio não prevê ajudas para este tipo de equipamentos e, por isso, teremos de recorrer à banca. Vamos, no entanto, estar atentos e sempre que houver oportunidades, nomeadamente no que diz respeito a equipamentos, iremos submeter candidaturas", mencionou.

É intenção do CSVH abrir aquele que será o quarto lar do concelho de Amares na primavera de 2017.  A estrutura vai dispor de novos equipamentos, duas viaturas e vai abrir 15 postos de trabalho. Vários funcionários do CSVH são naturais de Amares e o presidente da Câmara Municipal lançou o apelo para que os colaboradores do novo lar fossem também do concelho.

Fonte: Câmara Municipal de Amares
Autor: António Barbosa
Imagem: D. R. Câmra Municipal de Amares