directobras blog logo directobras blog logo

ANFANJE promoveu primeiro encontro do sector de Janelas e Fachadas

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

ANFANJE promoveu primeiro encontro do sector de Janelas e Fachadas

20.May.2015

ANFANJE promoveu primeiro encontro do sector de Janelas e Fachadas


A ANFAJE, Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes, no âmbito da recente exposição Tektónica 2015 promoveu o primeiro encontro do sector.  
Sob o lema "Mais Reabilitação Urbana, com Janelas Eficientes", este encontro permitiu reunir os mais importantes representantes portugueses do sector bem como, realçar a importância da aplicação das janelas eficientes (e a consequente contribuição para a eficiência energética das habitações) aquando em obras de reabilitação e renovação.
Segundo a Anfaje, "a reabilitação urbana tem vindo a ser apresentada como prioridade da economia portuguesa há já alguns anos". No entanto, a associação defende uma intervenção mais incisiva já que, considera que a "reabilitação de edifícios deve ser uma alavanca para dinamizar a economia portuguesa, podendo criar milhares de empregos qualificados e melhorar a qualidade de vida nas vilas e cidades portuguesas".
A este respeito, o presidente da ANFAJE, arquitecto. João Ferreira Gomes, acredita que
"a execução de políticas activas de reabilitação urbana será uma oportunidade para a criação de milhares de empregos mais qualificados, invertendo a desagregação e falta de actividade das empresas do sector da construção".
Segundo a análise económica do sector, publicada no Anuário 2015 do Directobras, ANFANJE considera que "a crise económica tem estado a afectar todo o sector da construção, com um abrandamento do ritmo de construção de novas habitações e um ritmo lento na actividade da reabilitação urbana. Tem-se assistido a um forte abrandamento do investimento público e privado na construção de novos edifícios e à ausência de políticas e medidas de incentivo para programas e acções que promovam a reabilitação urbana. Neste quadro, as empresas portuguesas, na sua maioria MPME's têm vindo a adaptar-se à diminuição do mercado nacional apostando em novos produtos e novos serviços".
A missão da ANFAJE é assegurar a representação, o estudo e a defesa dos vários intervenientes do sector, bem como promover a divulgação das Janelas Eficientes junto dos vários intervenientes do sector da construção (promotores imobiliários, donos de obra, projectistas, empresas de construção, empresas de fiscalização) e junto dos organismos públicos, universidades e demais institutos superiores de investigação.