directobras blog logo directobras blog logo

Adjudicada à Vibeiras a obra de renovação do Terreiro da Erva, em Coimbra

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Adjudicada à Vibeiras a obra de renovação do Terreiro da Erva, em Coimbra

12.Aug.2015

Adjudicada à Vibeiras a obra de renovação do Terreiro da Erva, em Coimbra


Foi adjudicada à Vibeiras a empreitada de arranjo urbanístico e paisagístico do Terreiro da Erva, em Coimbra. Esta intervenção representa um investimento sem IVA pouco superior aos 490 mil euros.

No entanto, este montante ainda é inferior se comparar-mos ao preço base deste concurso (613.602,17 euros mais IVA).

A empreitada, com um prazo de execução de oito meses, permitirá dignificar um espaço localizado na Baixa da cidade coimbrã inserido na Zona Especial de Proteção do Bem Inscrito na Lista de Património Mundial da Unesco (Universidade de Coimbra, Alta e Sofia).
Esta intervenção, permitirá que o estacionamento excessivo que hoje prevalece no Terreiro da Erva desapareça, prevendo-se apenas lugares para moradores e comerciantes.

A intervenção prevê criar uma área de lazer, com praça e esplanadas, pensada para a fruição de moradores, munícipes, visitantes/turistas.

A nova praça, em granito, e com guias em calçada de seixo rolado cuja disposição formará losangos, ficará no centro do renovado Terreiro da Erva. À volta desta predominará o calcário. A envolver parte da praça central irá nascer uma área arborizada, no Quintal do Pior. Aqui, será aplicado tijolo cerâmico vermelho nos hexágonos em torno das árvores, como referência à ancestral presença de indústrias cerâmicas nesta zona.

Haverá bancos de ferro fundido e madeira e bancos com assento em granito. A circulação automóvel será condicionada, permitindo-se apenas o acesso de entrada pela Rua do Carmo e saída pelo Adro de Santa Justa, com recurso a pilaretes de ferro para delimitação das zonas exclusivamente pedonais.

Os actuais contentores de lixo serão retirados, sendo criado um ponto central de recolha de lixos e ecoponto, além de papeleiras metálicas espalhadas por todo o terreiro. A empreitada prevê a colocação, no subsolo, das redes elétricas, de iluminação pública e telecomunicações. A reformulação da iluminação pública assentará na colocação de candeeiros de parede nas fachadas, complementados com luminárias de coluna com leds nos espaços centrais.

Autor: António Barbosa