directobras blog logo directobras blog logo

Abre ao público a renovada piscina municipal de Vila Nova de Cerveira

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Abre ao público a renovada piscina municipal de Vila Nova de Cerveira
Abre ao público a renovada piscina municipal de Vila Nova de Cerveira

27.Oct.2015

Abre ao público a renovada piscina municipal de Vila Nova de Cerveira


Qualidade, eficiência energética, acessibilidade para todos e reforço do carácter transfronteiriço. É com estas novas características que a piscina municipal de Vila Nova de Cerveira se apresenta um ano após uma profunda intervenção no interior e exterior.

Esta prevista, para o próximo dia 31 de Outubro, a inauguração das obras de requalificação (já referenciada pelo Directobras em Novembro de 2014) da piscina municipal de Vila Nova de Cerveira.

Trata-se da maior beneficiação realizada num equipamento público desta localidade nas últimas décadas. Construída na década de 90, este equipamento já apresentava sinais de degradação.

"A requalificação da Piscina Municipal era uma ambição dos Cerveirenses e de todos os utilizadores, mas também uma imperiosa necessidade por questões de segurança, de funcionalidade e eficiência energética. Concretiza-se, assim, uma das aspirações dos Cerveirenses e do seu executivo municipal, prosseguindo com uma das orientações com que se propôs ao mandato, a da recuperação e manutenção do património municipal", assegura o presidente da Câmara, Fernando Nogueira. 

Investindo numa política de eficiência energética foi implementado um renovado sistema de ventilação e desumidificação. Para o aquecimento dos balneários foi instalada uma bateria de painéis solares, bem como a Piscina passou a ser abastecida por gás natural. A intervenção de fundo passou pela decapagem e pintura da estrutura metálica, que é a base do edifício, a remodelação total dos balneários e sanitários, a substituição de toda a caixilharia que passou a dispor de vidros duplos e uma nova sala de máquinas com o respectivo equipamento.

O tanque da Piscina também foi alvo de uma intervenção, que resultou no nivelamento ao longo dos 25 metros, numa profundidade de 1,40m. Trata-se de uma decisão que permite aumentar o número de utentes a frequentar em simultâneo aquele espaço, reforçando igualmente o conceito de equipamento transfronteiriço. Com estas alterações, há uma redução considerável na factura energética, com ganhos contabilizados em cerca de 30%.

No âmbito do conceito de acessibilidade para todos, este complexo municipal apresenta várias novidades, entre as quais a construção de rampas de acesso ao edifício, a instalação de um elevador no seu interior e ainda uma rampa no próprio tanque da Piscina, de forma a proporcionar igualdade nas condições de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Ao nível da monitorização dos acessos internos, há também a realçar a introdução de um novo sistema de controlo através de torniquetes.

Os arranjos exteriores incidiram num ordenamento e aumento dos lugares de estacionamento, bem como a renovação dos espaços verdes.

Fruto de uma candidatura ao "ON – O Novo Norte", a requalificação global da Piscina Municipal foi um investimento de cerca de dois milhões de euros para beneficiação interior, arranjos exteriores e complementares, com comparticipação de fundos comunitários a rondar os 1,2 milhões de euros para a obra da Piscina.