directobras blog logo directobras blog logo

Abertos novos programas de apoio às PME's algarvias

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Abertos novos programas de apoio às PME's algarvias

05.Nov.2015

Abertos novos programas de apoio às PME's algarvias


O Programa Operacional da Região do Algarve abriu recentemente dois novos concursos no âmbito dos Sistemas de Incentivos às Empresas, na tipologia da Internacionalização e da Qualificação para as PME – Projectos Conjuntos.

Aviso de Concurso para a Internacionalização (Aviso N.º 29/SI/2015) tem como objetivo conceder apoios financeiros a projectos que reforcem a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, através da implementação de ações de promoção e marketing, da sua presença em certames internacionais e do conhecimento e acesso a novos mercados.

No que respeita ao Aviso de Concurso para a Qualificação das PME (Aviso N.º 30/SI/2015) pretende conceder apoios financeiros a projectos que reforcem as capacidades de organização e gestão das PME incluindo, o investimento em desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva, redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços e a utilização de TIC.

As candidaturas para serem consideradas elegíveis aos presentes concursos devem demonstrar o seu contributo para a prossecução dos objectivos acima enunciados através do desenvolvimento de um programa estruturado de intervenção num conjunto de PME.

As candidaturas são apresentadas na modalidade de projecto conjunto e destinam-se a empresas PME, de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, integrados em projectos conjuntos promovidos por uma ou mais entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME.

Os incentivos a conceder no âmbito destes Avisos são calculados através da aplicação às despesas consideradas elegíveis das PME de uma taxa de 50%, com excepção das despesas elegíveis da entidade promotora em que a taxa máxima de incentivo é de 85%.

Fonte: NERA