directobras blog logo directobras blog logo

Abertas as inscrições para o mestrado em Construção Sustentável no IPCB

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Abertas as inscrições para o mestrado em Construção Sustentável no IPCB

02.Jul.2015

Abertas as inscrições para o mestrado em Construção Sustentável no IPCB


Estão abertas as candidaturas à primeira fase do curso de mestrado em Construção Sustentável do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Esta acção de formação visa fornecer competências nas áreas relacionadas com eficiência energética, reabilitação do património edificado e sustentabilidade na construção.
Na área da eficiência energética, os formandos serão habilitados em certificação energética e aplicação de sistemas de eficiência energética na reabilitação de edifícios existentes.
Por outro lado, o programa de formação também permite habilitar aos formandos no que diz respeito à inspecção e monitorização de patologias não estruturais, reabilitação e reforço de estruturas em betão, aço, madeira e alvenaria. No plano de formação também estão incluídas noções de sustentabilidade em infra-estruturas de construção civil nomeadamente; sistemas de saneamento, urbanismo e vias de comunicação.
Segundo o IPCB, o leque alargado de matérias leccionadas tendo como fio condutor a Sustentabilidade na Construção, complementado com formações iniciais nas áreas da Engenharia Civil e Arquitectura, "proporcionam aos diplomados do Mestrado em Construção Sustentável polivalência associada a formação especializada em temáticas tipicamente fora dos planos curriculares".
Os mestres em Construção sustentável após o final da formação terão competências nos seguintes sectores:

  • Compreensão da problemática do desenvolvimento sustentável e as suas implicações para a indústria da Construção Civil.
  • Fomentar a eficiência energética no uso dos recursos reduzindo os seus impactes ambientais.
  • Assegurar a utilização sustentável do património edificado.
  • Utilizar autonomamente sistemas de avaliação de sustentabilidade.
  • Implementação e avaliação de sistemas de gestão da qualidade, da segurança e do ambiente.
  • Proceder à programação e avaliação física, económica e financeira de empreendimentos imobiliários.
  • Inspeccionar, auditar, planear e programar intervenções em estruturas edificadas e construções existentes de forma superar patologias existentes utilizando as soluções técnicas apropriadas e ambientais mais adequadas e convenientes, alargando a duração do "ciclo de vida" dessas estruturas.
  • Utilizar critérios, técnicas e soluções inovadoras na Construção, que privilegiem designadamente os materiais com melhor desempenho ecológico, os sistemas técnicos com maior eficiência energética, a economia da água e o desenvolvimento urbano ou os sistemas de transportes com menor impacte no consumo de energia e no ambiente.
  • Compreender, intervir, resolver problemas e desenvolver soluções novas ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta em situações novas e não familiares em contextos alargados e multidisciplinares no âmbito da Sustentabilidade na Construção.

As candidaturas decorrem até 11 de Setembro de 2015, sendo efectuadas online através do link:http://www.ipcb.pt/index.php/engenharias-e-informatica/construcao-sustentavel-est

Fonte: IPCB
Autor: António Barbosa