directobras blog logo directobras blog logo

Abertas as candidaturas para financiamento europeu nos transportes

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Abertas as candidaturas para financiamento europeu nos transportes

11.Nov.2015

Abertas as candidaturas para financiamento europeu nos transportes


Estão abertas as candidaturas ao financiamento europeu no sector dos transportes para o ano de 2016. Segundo, o jornal Beiras.pt,  estão reservados 6,5 mil milhões de euros  a projectos dos Estados-membros 'da coesão', como Portugal.

As propostas devem ser apresentadas no quadro Mecanismo Interligar a Europa (MIE), que prevê uma verba de 7,6 mil milhões de euros para co-financiar projectos apresentados pelos Estados-membros, sendo que a maior fatia (6,5 mil milhões de euros) se destina a projectos a desenvolver nos Estados-membros que beneficiam do Fundo de Coesão da União Europeia.

Os 15 Estados-membros elegíveis aos fundos de coesão são, para além de Portugal, Bulgária, Croácia, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, República Checa e Roménia.

A dotação global — 1,1 mil milhões de euros disponíveis para todos os Estados-membros — destina-se a financiar projectos que incluam sistemas de transporte inteligentes e sistemas de gestão do tráfego como, por exemplo, o ERTMS (transporte ferroviário), o SESAR (transporte aéreo) ou o RIS (vias navegáveis).

Fonte: Beiras.pt
Imagem: D.R.