directobras blog logo directobras blog logo

A reabilitação é uma aposta do Município de Gaia

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

A reabilitação é uma aposta do Município de Gaia

15.Nov.2015

A reabilitação é uma aposta do Município de Gaia


A Câmara Municipal de Gaia está a promover, desde o início de Novembro, uma iniciativa que levará investimento – sob a forma de contratos inter-administrativos ou protocolos de colaboração – a todas as freguesias do concelho.

O Roteiro Investimento e Coesão pretende, assim, promover o desenvolvimento coeso do território gaiense, através de um conjunto de apoios que visam, na sua grande maioria, suportar a reabilitação da rede viária do concelho, que contará – no âmbito do acordo-quadro – com um investimento total de 5 milhões de euros.

Este roteiro passou já por Canelas, cujo contrato prevê a transferência, por parte da câmara, de 500 mil euros para a terceira fase da requalificação da rua Delfim Lima – a principal via de entrada e de saída da freguesia –, uma empreitada que avançará no próximo ano e ficará concluída em 2017. O contrato com esta a junta prevê, também, o alargamento do cemitério, cuja obra, no valor de 30 mil euros, vai decorrer no mesmo período.

Na freguesia de Vilar de Andorinho, o documento assinado pelas autarquias visa financiar, com 800 mil euros, a requalificação da Rua Heróis do Ultramar, a maior obra de reabilitação da rede viária de Gaia. A empreitada será desenvolvida por etapas e ficará concluída dentro de dois anos. Até ao final deste ano avançará, também, a reabilitação da Rua Água da Sombra, num investimento de oitenta mil euros.

Em Oliveira do Douro, o presidente da autarquia de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, assinou a atribuição de 700 mil euros para a reabilitação das ruas de Sidónio Pais e da Tranqueira; ainda nesta freguesia, será também feita uma intervenção paralela na conclusão da reabilitação da rua do Colégio do Sardão.

Ainda esta semana, o Roteiro Investimento e Coesão chegou à União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, que recebeu 227 mil euros com vista à realização de obras nas ruas de Tabosa e Fonte Figueiredo e na vereda Fofim d'Aquém. Na mesma cerimónia, foram ainda assinados protocolos de colaboração com o Corpo Nacional de Escutas – agrupamento 501 (Pedroso), com vista a obras de melhoramento da sede, e com a própria União de Freguesias, com o mesmo objectivo.

Fonte: Câmara Municipal de Gaia
Imagem: D.R.