directobras blog logo directobras blog logo

A Knauf Insulation apresentou o seu novo catálogo BIM - 2ª Parte

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

A Knauf Insulation apresentou o seu novo catálogo BIM - 2ª Parte

25.Sep.2015

A Knauf Insulation apresentou o seu novo catálogo BIM - 2ª Parte


Kauf Insulation apresentou recentemente o seu novo catálogo BIM. Na sequência da entrevista publicada pelo Directobras.pt, no passado dia 22 de Setembro, segue em texto anexo a continuação da mesma. A entrevista foi efectuada aos  fundadores da Bimetica, Pablo Callegaris e Salvador Cristóbal Barnal, CEE e COO da empresa.

E se um Arquitecto ou engenheiro quiser começar a trabalhar no ambiente BIM? Que suportes informáticos são os mais utilizados para a implementação desta metodologia?
A metodologia não se distingue pelos suportes informáticos mas sim pela maneira que tem de integrar e comunicar a informação de um projecto. Dependendo do plano de acção eleito poderá adoptar-se software específico. Cada projecto, em cada uma das suas etapas, pode requerer o uso de softwares distintos, e a sua escolha depende não só das particularidades do projecto mas também está sujeito às condições contratuais e formatos necessários para a partilha entre os vários participantes. Um suporte informático capaz de partilhar informação BIM é o IFC (Industry Foundation Clases), não sendo no entanto um formato no qual se edite o projecto. Poderia dizer-se que os quatro suportes informáticos mais utilizados no desenvolvimento de projectos BIM são: Autodesk® Revit®, Graphisoft® Archicad®, Bentley® AECosim®, y  Nemetschek® Allplan®.

Em Portugal, um arquitecto ou engenheiro pode já fazer uso da BIM?

Os profissionais em Portugal já estão a trabalhar com BIM. Para além disso, Portugal há mais de três anos que está a potenciar a aplicação da metodologia BIM, o que o transforma num país dinâmico na promoção e implementação desta tecnologia. BIM é internacional e esta condição faz com que possamos trabalhar de forma global.

Quando lançámos a plataforma de Bimetica.com há quase quatro anos, tivemos downloads de mais de 100 países – Portugal esteve no grupo de 15 países que mais conteúdos e arquivos BIM descarregaram da web. Este dado é significativo, já que temos registado uma tendência dos profissionais em Portugal de incluir os arquivos BIM nos seus projectos.
 
Têm contactos com organismos oficiais e associações para utilização do BIM em Portugal? Qual o feedback?
Temos actualmente colaborações com instituições e associações espanholas e europeias, com as quais colaboramos com o nosso conhecimento, estratégia e qualidade. Esta fórmula irá ser exportada para outros países que consideramos estratégicos no nosso plano de crescimento, e Portugal é um deles.
O papel que têm as Instituições e associações oficiais é fundamental, para um ambiente consensual e regulamentado do uso de BIM, já que permite harmonizar as formas de trabalho evitando erros e falsos passos. O pequeno problema que existe ao trabalhar com instituições é o processo burocrático que acarreta; mas sem dúvida que é o caminho a seguir.
Neste sentido, a Directiva Europeia de Contratação de Obras Públicas tem incentivado as instituições e organizações a implementar a metodologia BIM, já que se prevê uma crescente procura técnica no mercado, o que se aplica totalmente a Portugal.
 
Há exemplos de projectos em Portugal a utilizar a tecnologia BIM?
Existem projectos em Portugal que se fazem com BIM, não temos qualquer dúvida, e este dado é-nos dado pelas métricas de download de arquivos BIM. O crescimento de downloads anuais em Portugal tem sido de 38%. Este dado é relevante, já que os arquivos descarregados pelos profissionais têm um destino claro, que é o de serem incluídos em projectos BIM.

Fonte: Knauf Insulation
Imagem: D.R