directobras blog logo directobras blog logo

A engenharia que promete arrefecer o verão e aquecer o inverno!

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

A engenharia que promete arrefecer o verão e aquecer o inverno!

26.Jun.2019

A engenharia que promete arrefecer o verão e aquecer o inverno!


Em Portugal qual o edifício onde, no verão, não há necessidade de ligar o sistema de ventilação para aguentar as temperaturas elevadas? E no inverno, qual a habitação onde o peitoril não é de granito, mas anda-se de cachecol dentro de casa? Em países como o Luxemburgo, Bélgica ou Alemanha, independentemente da estação do ano, anda-se confortavelmente no interior da habitação. As diferenças de cultura e a necessidade de trazer um produto diferenciador que proporcionasse uma melhor qualidade de vida impulsionaram, em 2016, a constituição da AREADOBRAS. Apesar de não ter sido uma tarefa fácil, pois em Portugal ainda existia muito uma mentalidade focada e voltada para a construção tradicional, passo a passo a organização conseguiu alterar esta realidade e tornar as construções mais sustentáveis.

A mudança…

Construir uma habitação não tem de ser um processo moroso ou complexo e muito menos dispendioso quando se pretende apostar em conceitos e sistemas sustentáveis. Segundo o fundador da AREADOBRAS trazer o Conceito Térmico de Paredes FIXOLITE para Portugal "teve como intuito implementar um conceito de construção mais sustentável que simultaneamente permitisse obter uma melhor qualidade de vida". Além disso, procurou ainda reduzir nos tempos de espera provenientes de diversas etapas que com este conceito são desnecessárias, conseguindo assim garantir "um processo construtivo até quatro vezes mais rápido que a construção tradicional."

"Diariamente somos confrontados com o facto de o preço ser mais caro que outras opções do mercado, no entanto quero deixar bem claro que não é assim tão linear como se pensa." Face a outras opções disponibilizadas esta solução poderá apresentar ligeiras diferenças nos valores de orçamentação, "mas rapidamente esses montantes são recuperados com reduções nas faturas de, por exemplo, eletricidade ou gás. Na maioria das vezes estas reduções podem ir até aos 80% … por isso, conseguimos fazer mais utilizando menos."

Mas afinal: O mercado está recetivo?

Cada vez mais a sustentabilidade e a preocupação ambiental são temas que tem assumido um papel de grande importância para a sociedade. As constantes alterações climáticas e o crescimento da atividade industrial têm levado as pessoas a procurar opções mais sustentáveis e eco-friendly. Estamos a chegar a um ponto em que consumimos mais recursos do que aquilo que efetivamente a terra consegue gerar e é necessário que a comunidade esteja consciente sobre este problema. "Ao apostar neste tipo de conceito estamos não só a ajudar o planeta, mas também a adotar medidas que permitam que as nossas habitações sejam mais confortáveis, que ofereçam maior qualidade de vida e que, ao mesmo tempo, possibilitem a poupança de recursos." refere o fundador da AREADOBRAS.

Edifícios sustentáveis são edifícios mais valorizados. Segundo estudos nacionais e europeus ao apostar em níveis de eficiência energética mais elevados consegue uma valorização adicional do imóvel entre seis e dez por centro do valor do mercado. Entidades públicas como câmaras municipais oferecem incentivos e apoios para quem pretende investir e construir de forma mais sustentável.

CORKBLOCK - Solução com cortiça à vista

O CORKBLOCK foi desenvolvido com o intuito de aliar materiais sustentáveis e ecológicos numa única solução capaz de dar resposta às necessidades da sociedade atual: maior eficiência térmica, acústica e energética.

Este conceito reúne duas tecnologias distintas do tradicional, o bloco de aparas de madeira e a cortiça.

As aparas de madeira que constituem o bloco passam por um processo de trituração até atingirem a textura e tamanho desejados, sendo, de seguida, submetidas a um tratamento mineralizante que mantém intactas as suas propriedades mecânicas. Após este processo são misturas com um ligante à base de cimento, formando uma estrutura estável, compacta e resistente. Por fim, o bloco é terminado com a aplicação do isolamento em cortiça que serve, de forma simultânea, como acabamento de parede.