directobras blog logo directobras blog logo

4º Orçamento Participativo de Guimarães supera número de propostas apresentadas

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

4º Orçamento Participativo de Guimarães supera número de propostas apresentadas

01.Jun.2016

4º Orçamento Participativo de Guimarães supera número de propostas apresentadas


Público em geral elaborou 34 candidaturas, enquanto em 2015 foram submetidas 26. Escolas apresentaram 65 ideias, ultrapassando as 50 propostas do ano passado. Medida reforça o envolvimento dos vimaranenses nas dinâmicas de governação, no sentido de tornar Guimarães um concelho sustentável ao nível ambiental, energético e de referência no voluntariado.

A quarta edição do Orçamento Participativo (OP) de Guimarães superou o número de propostas submetidas por cidadãos comuns e por estabelecimentos de ensino do concelho, durante o período destinado à apresentação de candidaturas. Este ano, foram apresentadas 34 propostas para o OP Geral e 65 para o OP Escolas, um número muito positivo e superior ao último ano. Das 34 propostas inseridas na plataforma de participação, 17 estão classificadas na área da Sustentabilidade Ambiental e a outra metade enquadra-se no âmbito do Voluntariado e da Solidariedade.

Até ao dia 30 de junho, decorrerá a análise técnica das propostas relativas ao público em geral. Durante esta fase, serão também realizadas reuniões com todos os proponentes no sentido de perceber detalhadamente a ideia apresentada, garantindo-se desta forma o envolvimento ativo do cidadão num processo de participação cívica proporcionado pela Câmara Municipal. Em 2015, foram apresentadas 26 candidaturas, que se transformaram posteriormente, na fase de votação, em 15 propostas devidamente conciliadas com os regulamentos em vigor.

Este ano, o período de reclamações estará em vigor de 01 a 08 de julho e a apreciação sobre eventuais reclamações apresentadas é tomada entre 11 e 26 de julho. A divulgação da lista final de propostas submetidas a votação está marcada para 29 de julho, enquanto a votação online e por SMS decorrerá entre 01 de setembro e 06 de outubro, sendo que a realização da Assembleia de Voto Presencial está agendada para o período de 06 de setembro a 06 de outubro. O anúncio público dos projetos vencedores será conhecido a 11 de outubro.

Fases do OP Escolas 2016
Nesta quarta edição, a verba atribuída é de meio milhão de euros, 200 mil dos quais destinados ao Orçamento Participativo Escolas, o dobro do ano passado cuja edição teve uma excelente adesão por parte dos 14 agrupamentos e as das escolas secundárias. Resultado disso mesmo é a implementação de 33 propostas já no terreno, como os projetos de instalação de novas iluminações economizadoras, hortas pedagógicas ou projetos de índole social da iniciativa dos alunos.

Relativamente ao calendário do OP Escolas, a Câmara Municipal irá validar as propostas até ao dia 06 de maio, enquanto a sessão final de apresentação dos projetos decorre entre 09 e 20 de maio. Neste particular, cada escola irá definir a forma de apresentação e divulgação dos projetos, podendo fazê-lo através de uma sessão aberta, apresentação de posters ou deslocação do júri a cada uma das turmas. O período de votação em todas as escolas e agrupamentos participantes realiza-se entre 23 e 27 de maio e o anúncio público dos vencedores é efetuado a 06 de junho, no final do ano letivo.