directobras blog logo directobras blog logo

2014 assinala ligeira recuperação das empresas do sector de Instalações e Montagem

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

2014 assinala ligeira recuperação das empresas do sector de Instalações e Montagem

06.Jul.2015

2014 assinala ligeira recuperação das empresas do sector de Instalações e Montagem


Dados apresentados pela consultora Informa D&B revelam que, após quatro anos de quebras na facturação, 2014 representou o ano de ligeira recuperação do volume de negócios das empresas do sector de instalações montagens.
Estes dados foram revelados no estudo Sectores Portugal "Instalações e Montagens", sendo que, nesse ano, o volume de negócios situou-se nos 2.020 milhões de euros o que representa um crescimento de 1% face ao ano anterior.
Este mesmo estudo demonstra ainda que a sobrevivência das empresas, dependem essencialmente do mercado exterior sendo que, em 2013, as exportações já representavam 28% das receitas do sector.
Apesar de uma ligeira recuperação da facturação agregada das empresas de instalações e montagens, "num contexto de moderada melhoria da economia portuguesa e crescente internacionalização do sector, embora nesse exercício se tenha mantido a queda da actividade construtora".
Assim, o volume de negócio situou-se em 2.020 milhões de euros em 2014, o que supôs um crescimento de 1% com respeito ao ano anterior, embora este valor se encontre ainda muito longe do máximo de 3.030 milhões contabilizados no exercício 2009.
A fraqueza da procura interna tem impulsado nos últimos anos a abertura ao exterior dos operadores do sector. Em 2013, as exportações agregadas das 50 principais empresas aumentaram perto de 26%, alcançando 455 milhões de euros, representando 28% das suas receitas totais.
O número de empresas no sector de instalações e montagens passou de cerca de 23.400 em 2008 para 18.345 em 2012, uma descida superior a 20%.
O pessoal médio por empresa situa-se em quatro trabalhadores, o que reflecte a reduzida dimensão de uma grande parte dos operadores e a atomização da oferta sectorial. Assim, mais de 90% das empresas contam com menos de 10 trabalhadores e apenas 14 empresas empregam mais de 250 pessoas. A zona norte de Portugal é a região que concentra um maior número de operadores, com cerca de 35% do total, à frente das zonas Centro (26%) e Lisboa (25%).

Fonte: Informa D&B
Autor: António Barbosa