directobras blog logo directobras blog logo

18ª edição da Tektónica com aumentos positivos

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

18ª edição da Tektónica com aumentos positivos

12.May.2016

18ª edição da Tektónica com aumentos positivos


No ano em que completa 18 anos, a Tektónica, maior feira portuguesa de construção e obras públicas, registou um aumento de 30 por cento de empresas expositoras, com mais fabricantes e líderes de mercado do sector da construção e 10 por cento de entradas relativamente à edição de 2015, consolidando assim a sua posição como plataforma de apoio mobilizadora para este sector da economia nacional. A Tektónica encerrou, no passado sábado, dia 7, na FIL, reflectindo os sinais de crescimento neste sector da economia em Portugal. Quatro dias de feira que confirmaram o sucesso previsto e em plena recuperação do sector.

Para além das mais de 50 actividades que se desenvolveram durante os quatro dias de feira, a Tektónica 2016 contou com mais de 100 convidados compradores provenientes de Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Itália, Marrocos, Argélia, Tunísia, Colômbia, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Canadá, E.U.A., Camarões, Costa Rica, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Empresas portuguesas e estrangeiras fizeram questão de estar presentes com o objectivo de potenciar negócio e alavancar um mercado sempre em desenvolvimento. A TEKTÓNICA reforçou assim a missão da Fundação AIP que promove a internacionalização das empresas portuguesas.

Também a formação foi uma constante através das Academias Tektónica. Entre as várias acções, participaram cerca de três centenas de formandos, proporcionando o desenvolvimento de competências técnicas em dinâmicas de formação promovidas por expositores e parceiros da Tektónica.

No âmbito das várias actividades, destaque para as 'Jornadas TEKTÓNICA da Construção Sustentável na Lusofonia', subordinadas ao tema "O papel da Engenharia e da Arquitectura no desenvolvimento da Economia Empresarial ", que contou na sessão de abertura com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

A inovação, reflexo da capacidade inovadora das empresas portuguesas e qualidade que os produtos nacionais representam para a modernização deste sector e colocação de Portugal na linha da frente das mudanças técnicas, funcionais e estéticas, tiveram também uma forte participação com cerca de 50 produtos em exposição no Espaço Inovação, o dobro da edição anterior. Este ano foram distinguidos nos Prémios Tektónica as empresas Revigrés, com o produto 'Revifeel Warmup' e a Impersol com o produto '3MTM ThinsulateTM' com o primeiro prémio Inovação exe quo. Foi também atribuída uma Menção Honrosa à Amorim Revestimentos pelo produto 'Hydrocork'.

Também na cerimónia de entrega de Prémios Tektónica, foram agraciados o Engº Luís Afonso e ao Arq. Siza Vieira, com os Prémios Carreira Engenharia e Arquitectura, respectivamente.

Os Prémios Tektónica galardoaram ainda as Academias Tektónica, com diplomas atribuídos às entidades AECOPS, APISOLAR, AS SOLAR, CENFIC, GRUPO PRECERAM, ISCTE, LANDL, UP-WAY SYSTEMS e WATTGUARD.

Na iniciativa PORTUGAL CONSTRÓI UMA IDENTIDADE, tem como objectivo distinguir as empresas portuguesas que mais contribuíram para o desenvolvimento e afirmação de uma identidade portuguesa, através das suas capacidades e atributos, engenho, investigação, plataformas, mobilidade, logística, activos e talento. Estas distinções foram atribuídas às empresas ARCH, AREIPOR, CONTROLOFFICE, GRUPO PRECERAM, INAREL, MDH, PERFILTUBO, PLADEC, SECIL e UTILZÁS.

Um dos objectivos estratégicos da Tektónica é o seu contributo no apoio à internacionalização das empresas deste sector. Marrocos tem sido um dos mercados mais receptivos ao desenvolvimento de contactos bilaterais com Portugal e na promoção de negócios entre os dois países. Neste contexto o Prémio Tektónica Internacionalização foi atribuído à Camara de Comércio, Indústria e Serviços de Casablanca – SETTAT. 

Veja a galeria de fotos da Tektónica 2016 aqui. 
Acompanhe ainda a publicação das reportagens do Directobras TV aqui (em actualização)