directobras blog logo directobras blog logo

Edifício do "O Comércio do Porto" dá lugar a habitação de luxo

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Edifício do "O Comércio do Porto" dá lugar a habitação de luxo

24.Aug.2016

Edifício do "O Comércio do Porto" dá lugar a habitação de luxo


A Avenida dos Aliados, no Porto, vai receber um novo projeto residencial de luxo, promovido pela empresa Aliados 107.

Este novo projeto, precisamente denominado Aliados 107, erguer-se-á na avenida dos Aliados, trazendo para esta localização um total de 23 apartamentos num dos mais emblemáticos edifícios de toda a cidade e prova viva dos traços marcantes da arquitetura modernista.

As vendas destes imóveis, que estão disponíveis nas tipologias T1 a T4, com áreas que podem variar entre 53 m2 e os 243 m2, estão já a decorrer, com a JLL/Cobertura a assumir a dinamização da comercialização, mandato que marca a estreia desta consultora no mercado habitacional do Porto. Direcionado ao mercado de gama alta, este novo projeto residencial pretende atrair quer compradores nacionais quer internacionais.

O Aliados 107 vai nascer da reabilitação do emblemático edifício do jornal "O Comércio do Porto", um imóvel icónico e pioneiro da arquitetura modernista. Construído em 1930, sob o traço dos arquitetos Rogério de Azevedo e Baltazar de Castro, o nº 107 da Avenida dos Aliados mantém, até hoje, a impotente fachada que cruza as influências art-déco e expressionista, onde se destacam os pilares que acentuam a verticalidade do imóvel, bem como as oito grandiosas figuras femininas de granito, além do torreão que marca a paisagem urbana desta avenida.

O novo projeto pretende preservar todos os elementos históricos do imóvel, transportando para os interiores este charme e a herança arquitetónica com a manutenção de um generoso pé-direito, o recurso a materiais de elevada nobreza e a acabamentos requintados. Funcionalidade, atenção ao detalhe, luminosidade, sofisticação e amplitude são também características evidenciadas nos apartamentos, que segundo a JLL/Coberturas, "permitem dispor de todas as comodidades da vida contemporânea, incluindo estacionamento para todas as unidades, amplas zonas de socialização e terraços com vista sobre a cidade histórica.

O novo projeto de arquitetura do Aliados 107 tem autoria do arquiteto Arnaldo Brito, contando ainda com uma componente comercial. Em complemento aos apartamentos, que se distribuirão entre os pisos 2 e 6, o projeto integra quatro lojas no piso térreo, com áreas entre os 390 m2 e os 475 m2, e deverá estar concluído em setembro de 2017.


Fonte: AECOPS
Imagem: Béria Lima