directobras blog logo directobras blog logo

Transformar o quarto numa super galáxia

No espaço CASA do blog Directobras encontrará ideias para a sua casa na vertente “Faça você mesmo”, assim como ideias e sugestões de decoração

Transformar o quarto numa super galáxia

10.Mar.2017

Transformar o quarto numa super galáxia


Hoje a ideia para casa que sugerimos, envolve as crianças, ainda que num passo-a-passo que requer muita habilidade, o efeito compensa todo o trabalho.

Que tal transformar o quarto das suas crianças num universo particular?

Delyan Kostov ensina-nos como criar este efeito, transformando o tecto numa verdadeira galáxia. O resultado é incrível. Veja a parte 1 e a parte 2 do vídeo com um passo-a-passo extenso e surpreenda-se.


MATERIAIS

  • Tintas acrílicas: Rosa, Branca, Roxa, Verde Escura, Amarela e Preta
  • Tintas acrílicas fluorescentes: Branca, Verde Clara, Verde Limão, Laranja, Pink, Azul e Roxa
  • Uma garrafa com água (que será usada para diluir as tintas)
  • Compressor de pintura (é o mais indicado para esta técnica, mas caso não possua este material, poderá usar esponja e pincéis)
  • Óculos para proteção dos olhos (estará a olhar para cima e corre o risco de lhe cair alguma tinta em cima)
  • Máscara para pintura (para que não inale a tinta)
  • Recipientes (para misturar as tintas)
  • Pincel (de preferência um de ponta arredondada e média)
  • Luz negra (para ver como está a ficar o resultado, pois utilizará muitas cores fluorescentes que só se vêem no escuro)


FAÇA VOCÊ MESMO

Preparação:
Para conseguir um efeito perfeito, as paredes devem ser pintadas de lilás ou roxo e o tecto de preto de forma a simular o da galáxia.
Este procedimento deverá ser feito horas antes. Assim, quando iniciar a pintura da galáxia a tinta base já estará seca. Caso não queira ou não possa pintar as paredes, pode aplicar papel de parede.

Iniciar a pintura:
No compartimento do compressor coloque um porção de tinta acrílica roxa e uma porção de branca, dilua com água e misture com o pincel.
Tampe o compressor e aplique um bocado em cada parte do tecto, de forma aleatória.
Repita esta operação mais três vezes e em cada uma delas use uma cor de tinta diferente dentro do compressor.

Primeiro com a tinta acrílica branca, depois dilua a branca com verde escura e por fim, a branca com a amarela. Faça a aplicação das tintas suavemente e em diferentes partes do tecto para dar um efeito super galáctico.

Seleccione alguns pontos do tecto para aplicar uma maior concentração de tinta branca diluída com a verde escura. O ideal é que fiquem uns respingos maiores e outros menores no tecto.

Depois, com um pincel, faça pontos com a cor branca dentro das zonas de maior concentração de tinta, de forma a criar constelações.
Faça mais alguns pontos de luz usando o regulador do compressor para que a tinta saia mais comprida e concentrada.

Após este processo, utilize a cor fluorescente branca e faça pontos maiores e outros menores, espalhados por todo o tecto.
Com o pincel, faça pontos com a tinta verde clara fluorescente dentro de cada ponto de luz criado no passo anterior. Estes pontos são a essência da galáxia.

Depois, com a cor roxa acrílica e novamente com o compressor regulado para que a tinta saia mais comprimida, repita o mesmo processo, fazendo pontos por todo o tecto.

Ainda com a tinta roxa, regule o compressor de forma a esguichar algumas partes do tecto num estilo de salpicos. Misture as cores acrílicas amarela e rosa e com o pincel, faça pontos dentro de algumas áreas roxas. Alguns deles maiores e outros mais pequenos.
Faça outros pontos com o verde claro fluorescente dentro dos pontos feitos no passo anterior.

Abasteça o compressor com tinta branca fluorescente e contorne levemente os lugares que sobraram em zonas com a cor do fundo preto. De seguida, faça o mesmo com o verde limão fluorescente.
Aplique da mesma forma a cor laranja fluorescente, mas em menos lugares. Esta cor vai dar o efeito de poeira cósmica.

Sombreie os contornos com a tinta verde clara fluorescente e em seguida faça o mesmo com a tinta azul fluorescente.
Com o pincel contorne o restante das partes partes que sobraram com roxo fluorescente e faça mais alguns pontos com o rosa (pink) fluorescente.

Se pretender fazer alguma coisa nas paredes, poderá aplicar esguichos com o compressor, formando alguns pontos maiores e outros menores, com a cor roxa fluorescente. Assim como no tecto, pinte pintinhas dentro de cada ponto, usando a cor rosa e depois branco fluorescente.


Está pronto!

O efeito é surpreendente sob a luz natural do dia, mas com o quarto escuro e a luz negra de ambiente, a galáxia terá um brilho ainda mais incrível.