directobras blog logo directobras blog logo

Molduras personalizadas

No espaço CASA do blog Directobras encontrará ideias para a sua casa na vertente “Faça você mesmo”, assim como ideias e sugestões de decoração

Molduras personalizadas
Molduras personalizadas
Molduras personalizadas
Molduras personalizadas
Molduras personalizadas
Molduras personalizadas
Molduras personalizadas
Molduras personalizadas

28.Mar.2016

Molduras personalizadas


Molduras grandes, pequenas, em preto, em branco, molduras numa parede tipo galeria, molduras por toda a casa, cheias de fotografias. Que tal personalizar essas molduras? Adicionar detalhes e decorar ao seu gosto.
Esta ideia mostra como criar molduras personalizadas com madeira queimada, conseguida através de de uma caneta laser própria para queimar madeira.

Materiais:
- molduras de madeira natural;
- caneta laser (própria para queimar madeira;
- alicates;
- esquadro de metal;
- lápis.

Efeito bolinhas:
Para criar um efeito de bolinhas, use a ponta redonda, que vem como acessório da caneta laser e basta pressionar durante uns segundos para obter o padrão desejado. Poderá fazer bolas maiores, para isso desenhe com o lápis o padrão e vá queimado o interior até preencher a forma. Sugere-se que pratique num bocado de madeira antes de iniciar o desenho.

Efeito estrelas:
Para criar um efeito de estrelinhas, use o alicate para mudar a ponta redonda para a ponta pointier (fina e larga, estilo ponta de x-acto). Quando colocado na moldura, irá criar uma linha curta que poderá usar para fazer uma variedade de padrões. Mais uma vez, pratique antes de iniciar o desenho e, cuidadosamente, comece a fazer a forma, rodando a moldura sempre que necessário, a fim de obter um padrão de estrela com um um espaçamento simétrico entre as linhas. Poderá desenhar antes com o lápis ou desenhar à mão livre.

Efeito triangular:
Para criar um padrão triangular, marque um ângulo recto com o esquadro de metal e use a mesma ponta da caneta utilizada no efeito estrela, guie-se pelas bordas do esquadro e cuidadosamente trace as linhas ao longo do esquadro. Poderá traçar as linhas com outra régua, apenas tenha em atenção que o tipo de material não é acrílico ou madeira que irá queimar, provavelmente.

Consistência é a chave quando se trabalha com um padrão, por isso tenha paciência e precisão realizar o desenho.
Quanto mais força fizer ao pressionar a caneta na madeira, mais grosso e mais escuro será o traço, por isso é melhor praticar algumas vezes antes de começar os desenhos, para que tenha noção qual a pressão indicada a ser feita para obter o resultado desejado.

Dicas:
- se fizer os padrões seguidos, deixe a caneta repousar entre os padrões, desligue-a durante alguns minutos, antes de mudar de acessório;
- assim que tenha terminado o trabalho, desligue a caneta, deixe arrefecer e guarde-a longe da vista das crianças ou de animais de estimação, por motivos óbvios, esta ferramenta não é um brinquedo.

Se nunca experimentou uma caneta de laser, aqui tem a oportunidade ideal para se divertir a criar e a personalizar os seus objectos decorativos.