directobras blog logo directobras blog logo

Dicas para instalar uma galeria de arte na parede

No espaço CASA do blog Directobras encontrará ideias para a sua casa na vertente “Faça você mesmo”, assim como ideias e sugestões de decoração

Dicas para instalar uma galeria de arte na parede
Dicas para instalar uma galeria de arte na parede
Dicas para instalar uma galeria de arte na parede
Dicas para instalar uma galeria de arte na parede

04.Apr.2016

Dicas para instalar uma galeria de arte na parede


As paredes recheadas de arte, fotografias, sketches, tornam o ambiente de casa numa verdadeira galeria de arte e criam uma aparência estética visualmente agradável. É um projecto que requer tempo, para procurar imagens, ilustrações, conteúdo que desejar emoldurar e expor como decoração, que se identifique e goste. Depois vem a aquisição das molduras ou caixilhos, para dispor os quadros na parede de forma organizada.

Dicas:

1. Escolha arte que gosta
Escolha arte que realmente gosta. Se está a planear pendurar uma galeria na parede de casa, que irá ver todos os dias, não se sinta obrigado a agradar os gostos de outras pessoas. Poderá incluir arte original, cópias de quadros, desenhos dos mais novo, fotografias, projetos pessoais ou até mesmo objetos soltos, que, no caso de serem volumosos, poderão ser enquadrados em caixas próprias para pendurar na parede. Pendure o que gosta e o que tenha um significado para si. Se ele ajuda você a começar com o seu esquema de cores, em seguida, escolher a sua história de cor antes de começar a comprar arte ou imprimir fotos. Se as fotografias que escolheu não têm nada a ver com os desenhos escolhidos, ou aquele objecto que quer mostrar exposto, não se preocupe, a cor das molduras poderá ajudar a conciliar todo um conjunto distinto de arte.

2. Crie uma linha de decoração
Seja criativo nos quadros que escolher para emoldurar o seu conteúdo. O preto funciona sempre bem e se o conteúdo que quer expor tiver muita cor, ou for composto por elementos muito distintos no seu conceito, aconselha-se a utilização de tonalidades escuras nas molduras, isto irá criar uma linha de decoração coerente e ajudará no contraste visual dos elementos.

3. Estabeleça um layout como guia
Utilize cartolina para identificar as zonas onde pendurará os quadros, assim poderá experimentar enquadramentos e posicionamentos diferentes e variados de cada frame na parede, de forma a que encontre um resultado desejado para a disposição do conjunto de quadros. Planeje antes de começar a realizar os buracos na parede para pendurar os quadros, não se esqueça que os buracos serão definitivos e não convém fazer buracos desnecessários ou esburacar a parede. É sempre bom ter um layout definido como guia.

Inspire-se com a galeria mostrada nas imagens, onde pode identificar conteúdo com diversos temas e tipologias, como fotografias, retratos, gravuras, desenhos, imagens de pessoas conhecidas, arte abstracta, ilustrações e muitos outros.