directobras blog logo directobras blog logo

DF by Interdecoração com nova geração de criadores portugueses

No espaço CASA do blog Directobras encontrará ideias para a sua casa na vertente “Faça você mesmo”, assim como ideias e sugestões de decoração

DF by Interdecoração com nova geração de criadores portugueses
DF by Interdecoração com nova geração de criadores portugueses
DF by Interdecoração com nova geração de criadores portugueses
DF by Interdecoração com nova geração de criadores portugueses
DF by Interdecoração com nova geração de criadores portugueses

30.Jul.2019

DF by Interdecoração com nova geração de criadores portugueses


De 4 a 8 de setembro, a Exponor Exhibitions apresenta uma nova geração de criadores e designers, com soluções de decoração que unem a criatividade à sustentabilidade ambiental e social. 

Numa era marcada pela valorização do design de autor e da manufatura, os criadores portugueses têm revolucionado o paradigma do mercado e elevado a competitividade nacional. A Exponor Exhibitions desafiou 10 designers a apresentarem as suas marcas e conceitos criativos, de 4 a 8 de setembro, na 1ª edição da IDF by Interdecoração.

Os criadores convocados pela organização vão apresentar, em formato showcase, novas formas de olhar para a decoração e novas combinações de materiais, texturas e cores, convergindo várias áreas em cada criação. Em destaque estará, por exemplo, a conjugação da cerâmica e cortiça com a madeira, papel e cartão, valorizando assim as matérias-primas nacionais. A recuperação de técnicas tradicionais portuguesas com uma abordagem contemporânea, a resposta da produção nacional e a sustentabilidade do setor são alguns dos grandes temas que serão apresentados ao longo de quatro dias. 

Pelas mãos da artista plástica Liliana Pereira surgiu, em 2017, a Almavina, uma marca de decoração que conjuga a cerâmica e a cortiça. Inspirada nas tradições e no trabalho ancestral português, a Almavina cria peças únicas que "aliam a funcionalidade e a singularidade não só no simbolismo, como também na história e nas tradições".

Atelier Barbotina é um espaço de trabalho onde a ClementinAtelier e a Mufla criam "peças únicas que ligam o design rústico ao moderno, numa produção 100% portuguesa e manual desde o início até ao processo final". A dupla criativa transmite, através da manualidade do seu trabalho, "um sentimento de pertença mantendo, no entanto, a singularidade de cada peça".

Santa Paciência nasceu da necessidade de "criar peças úteis que me dessem gosto de fazer e a outras pessoas de as receber, sendo fáceis de ser integradas em todas as casas, não obstante as diferenças na decoração". Invertendo o paradigma que se vive no setor, a marca de decoração procura "regressar à manualidade aliando o design contemporâneo, garantindo a durabilidade dos produtos e o impacto ambiental". Em simultâneo, as cores, texturas e padrões marcam o trabalho realizado pela Garrido Studio, marca que surgiu com o objetivo de aliar a "tradição da matéria e a contemporaneidade do pensamento à urgência de fazer e à necessidade de partilhar para que, em qualquer lugar, nos possamos sentir em casa".

A convergência de sinergias entre o setor da decoração e da ilustração há muito que parecia evidente, mas é através da The Red Wolf que ganha uma maior expressão. Criada em 2016 por Filipe Duarte e Joana Campos Silva, a marca de ilustração distingue-se pelo traço forte, contrastado e com uma paleta monocromática. The Red Wolf traz ao setor da decoração "produtos com uma história, um rosto e com algo que acrescente mais ao mercado", combatendo assim a produção massificada.

Enaltecendo a simplicidade e apelando à funcionalidade de cada objeto, a Mishmash trabalha no sentido de "preencher uma lacuna num mercado estagnado e despertar a criatividade dentro de cada cliente". Criada em 2015 sob a direção criativa de João Campos Silva e Eliana Costa, também a Xadrez às Riscas procura, através da produção local, combinar o "design inventivo com madeira e tecido para criar peças artesanais e personalizadas para crianças".

Para Carla Maia, Diretora de marketing da Exponor Exhibitions, "o nosso papel enquanto promotores de eventos é o de criar plataformas de contacto e inspiração através da identificação e partilha de tendências, novas visões e conceitos. Procuramos acrescentar valor e potenciar a evolução do mercado e por isso são também muito importantes as sinergias que se criam entre empresas de áreas complementares".

A Interdecoração e a Ceranor deram lugar a um novo formato de feira de decoração e design de interiores – a IDF by Interdecoração assenta em diferentes rotas consoante as preferências do visitante: Makers & Crafts dá a conhecer a nova geração de criativos; Sustainability que apresenta os produtos mais sustentáveis do mercado, Lifestyle, um roteiro pelas marcas mais atuais e novas tendências e Container, dedicada a produtos utilitários de consumo rápido.

Estas rotas intersetam com as grandes áreas de exposição: Furniture & Lighting (mobiliário e iluminação), Home Accessories (têxtil-lar, loiça, mesa, cutelaria e cozinha), Kids & Stationary (papelaria, estacionário e gift) e Living & Flowers (flores, ilustração e fragrâncias).

O evento pretende afirmar-se como a maior montra de decoração e design, apresentando o trabalho e as ideias de mais de 200 designers e marcas. Exclusivo para profissionais, a Exponor estima receber mais de 10.000 visitantes nacionais e internacionais e mais de 130 expositores.