directobras blog logo directobras blog logo

Como organizar a casa de forma mais prática

No espaço CASA do blog Directobras encontrará ideias para a sua casa na vertente “Faça você mesmo”, assim como ideias e sugestões de decoração

Como organizar a casa de forma mais prática
Como organizar a casa de forma mais prática
Como organizar a casa de forma mais prática
Como organizar a casa de forma mais prática

21.Jul.2017

Como organizar a casa de forma mais prática


A apresentadora Micaela Góes, do programa Santa Ajuda, do GNT, lança livro e ensina como organizar os ambientes de casa.

Há 6 anos anos à frente do programa Santa Ajuda, do GNT, Micaela Góes, já contou muitas histórias e levou dicas de arrumação para os telespectadores do canal. E toda essa experiência fez a apresentadora lançar o livro com o mesmo nome da atração, pela Globo Estilo.

A publicação é dividida por cómodos, assim como os episódios do programa. Micaela criou as regras de ouro da organização, que são úteis para tudo e para todos. "O que tenho visto ao longo das temporadas do programa é que, apesar da particularidade de cada história, existem traços comuns a todos que podem ser traduzidos como uma receita a ser seguida. E essas são as minhas dicas preciosas", afirma.

Além dos ensinamentos práticos para descomplicar o dia-a dia, ela propõe ao leitor uma reflexão sobre a relação que se tem com a bagunça e o impacto dessa no cotidiano de cada um. "O seu estado de desorganização é um padrão emocional. Precisa ter paciência consigo mesmo para percorrer de volta um caminho trilhado por muitos anos."

Uma vida mais organizada consome menos energia, diminui o desperdício, economiza dinheiro e faz com que se ganhe mais tempo para gastar com o que realmente dá prazer, segundo a apresentadora. Para ela, ser organizado não significa engessar a vida. Ao contrário, é uma forma de ter mais liberdade.

Para dar o pontapé inicial, alerta, é preciso ter consciência que todo processo de mudança requer também disponibilidade. Uma boa ideia, segundo Micaela, é iniciar a organização com pequenos projetos que possam ser executados em pouco tempo, em vez de se lançar ao desafio de organizar uma casa inteira em uma única empreitada. "Não é preciso tirar férias, nem parar de trabalhar, nem consumir o seu fim de semana de descanso. Só precisa de querer mudar, comprometer-se consigo mesmo e agir", aconselha.