Preencha o formulário para nos colocar qualquer questão/dúvida que deseje ou se pretender incluir a sua empresa no nosso directório.
Envie-nos a sua mensagem e responderemos com toda a brevidade.
Preencha o formulário para que possamos receber o seu pedido e incluir a sua empresa no nosso directório.
Envie-nos a sua mensagem e responderemos com toda a brevidade.
Já tem conta? Faça Login
Subscreva a nossa newsletter e fique a par de feiras, ideias para casa, notícias e muitas mais novidades.
31.Mar.2016
Marchetaria em casa
Marchetaria é a arte/técnica milenar que consiste em ornamentar superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tectos, através da aplicação de diversos materiais. As suas formas geométricas resultam em desenhos de madeira incrustados e há formas muito simples de concretizar.
Hoje, mostramos uma versão simples desta técnica, para que faça você mesmo um conjunto de peças de madeira com textura que poderá utilizar como bases para a sua mesa de jantar ou até peças decorativas para utilizar onde quis.
Confira as instruções abaixo e auxilie-se das imagens.
Materiais:
- quadrados de madeira;
- verniz de acabamento para madeira;
- pincel ou trapos velhos para aplicar o verniz;
- folhas de madeira (com a tonalidade que preferir);
- ferro;
- papel alumínio ou papel craft (para proteger o ferro);
- x-acto e/ou tesoura;
- marcador;
- régua de metal.
Passo-a-passo:
Passo 1 - numa área bem ventilada, cobra os quadrados de madeira com o verniz, utilizando o pincel;
Passo 2 - na folha de madeira, faça as marcações do desenho que pretende aplicar, com a régua e marcador e corte com o x-acto ou a tesoura;
Passo 3 - depois de colocar o desenho em folha de madeira sobre o quadrado, mediante o desenho que irá fazer, cubra, cuidadosamente, com papel alumínio (ou papel craft);
Passo 4 - depois de verificar que a folha de madeira está no sítio que deve estar sobre o quadrado, pressione levemente com o ferro aquecido, durante 10 segundos (convém que o ferro esteja definido para peças de algodão).
Atenção: se pressionar o ferro mais de 10 segundos, corre o risco da folha se mover e o verniz passar para cima. Se os bocados de folha de madeira não ficarem no sítio pretendido, basta aquecer o verniz novamente com o ferro e, enquanto a madeira ainda está quente, poderá mover os pedaços para o local correcto com o dedo lugar. Mas lembre-se, quanto mais vezes aquecer a madeira, mais o verniz colará, o que faz com que o projecto final fique intacto.
No final basta deixar secar durante uma noite e estará pronto.
Dica1: para remover o verniz do pincel, utilize álcool mineral ou um produto próprio de limpeza.
Dica2: na montagem da folha de madeira, deixe parte do fundo da madeira com verniz visível. Assim, criará uma noção de profundidade e textura na superfície do quadrado.
Dica3: teste as peças para se certificar de que o calor dos tachos ou panelas não irá provocar o deslocamento da folha de madeira ou a descoloração do verniz.
Um projeto simples e que poderá utilizar para várias finalidades.