directobras blog logo directobras blog logo

Pavilhão Rosa Mota

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Pavilhão Rosa Mota
Pavilhão Rosa Mota

12.Jul.2017

Pavilhão Rosa Mota


O Pavilhão Rosa Mota é um projeto do arquiteto José Carlos Loureiro. Construído em 1952, é considerada uma obra inovadora para a época.

No Ciclo de Conferências Um objeto e seus discursos, realizado no dia 12 de setembro de 2015, falou-se sobre o Pavilhão Rosa Mota no Porto. A conferência contou com a presença dos arquitetos Carlos Loureiro, autor do projeto, e Nuno Grande. Este foi o mote para (re)descobrir esta obra.

O Pavilhão Rosa Mota localiza-se nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto. É um projeto do arquiteto José Carlos Loureiro. Construído em 1952, na época designava-se O Pavilhão dos Desportos. Implanta-se no local do Palácio de Cristal demolido na época. Com uma capacidade de cerca de 4600 lugares apresenta um carácter polifuncional tendo acolhido, desde a sua inauguração, eventos desportivos e culturais diversos.

Conforma-se numa estrutura esférica em betão, revestida exteriormente a cobre. É rasgada por óculos circulares e por uma clarabóia central que permitem uma abundante entrada de luz natural. Na base existe um amplo envidraçado, recuado da estrutura de betão marcada por pilares de perfil curvo, que cria uma galeria exterior circundante ao recinto. O edifício, apesar de gerar polémica quando foi construído, apresenta-se como uma solução construtiva inovadora para a época.

Face à sua degradação provocada pela ação do tempo, em 2007, a Câmara Municipal do Porto anuncia a intenção de reabilitar o Pavilhão Rosa Mota. O autor do projeto seria o arquiteto que o desenhou em 1951, Carlos Loureiro. Este preconiza a criação de uma edificação nos jardins do Palácio. Esta ideia acaba por ser abandonada por questões financeiras e por não representar uma solução consensual.

Em 2014 é anunciada a abertura de concurso público internacional para a reabilitação e exploração do Pavilhão Rosa Mota. A intervenção limita-se ao edifício existente.

No final de 2016, o consórcio Porto 100% Porto, vence o concurso público para a reabilitação, requalificação e exploração do Pavilhão Rosa Mota/Palácio de Cristal. O prazo de execução da obra é de dois anos.


Fonte: Arquitetura Portuguesa