directobras blog logo directobras blog logo

Montijo assina protocolo para captação de verbas para o desenvolvimento local

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Montijo assina protocolo para captação de verbas para o desenvolvimento local

09.Feb.2015

Montijo assina protocolo para captação de verbas para o desenvolvimento local


A câmara Municipal do Montijo assinou, no passado dia 06 de Fevereiro, um protocolo de cooperação com a Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal (ADREPES) no sentido de apoiar a captação de investimento nos sectores rurais, costeiro e urbano.

Este protocolo de um instrumento apoiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, e visa a apresentação de candidaturas para a pré-qualificação ao Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal realçou que o Município do Montijo aderiu aos três DLBC (rural, costeiro e urbano) com o objectivo de "realizar intervenções no espaço rural, nomeadamente na recuperação do património, aplicar fundos comunitários em bairros críticos e continuar a evoluir no desenvolvimento e apoio aos nossos pescadores".

O autarca considerou estes três "instrumentos fundamentais no sentido de criar uma estratégia de desenvolvimento consolidada para o concelho. Os municípios estão numa fase essencial de captação de investimento. Só com essa captação podemos qualificar o concelho, desenvolver infraestruturas, atrair outros investimentos privados e, consequentemente, criar emprego".

O processo de desenvolvimento das candidaturas para a pré-qualificação aos DLBC foi classificado por Isabel Conceição, presidente da Direção da ADREPES, como "muito conturbado", devido a constantes alterações às normas aplicáveis e à falta de clarificação por parte das entidades competentes. Isabel Conceição relembrou que "só em abril a ADREPES saberá se foi considerada como entidade gestora dos DLBC" e salientou a importância do "trabalho em parceria com os agentes do território para o desenvolvimento da Península de Setúbal". Os DLBC são instrumentos que pretendem fomentar o desenvolvimento territorial através da concertação estratégica e operacional entre parceiros, focalizando-se em três áreas de intervenção, nomeadamete; comunidades rurais, zonas costeiras e comunidades urbanas desfavorecidas.

Autor: António Barbosa