directobras blog logo directobras blog logo

Guimarães reduz custos da iluminação pública

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Guimarães reduz custos da iluminação pública

23.Apr.2018

Guimarães reduz custos da iluminação pública


A Siemens foi escolhida pela Câmara Municipal de Guimarães para ajudar a aumentar a eficiência energética do município, mais propriamente na área da iluminação pública. De acordo com a empresa, a primeira fase do projecto previu a substituição de 10 mil luminárias por equipamentos mais eficientes, com tecnologia LED. As soluções apresentadas e instaladas no âmbito deste projecto foram desenvolvidas em parceria pela Siemens e a Osram.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a Siemens explica que "a iluminação pública consome uma quantidade significativa de electricidade e, nos municípios com sistemas mais antigos e ineficientes, pode representar entre 30 a 50%[1] dos consumos energéticos totais".


Nesse sentido, refere Fernando Silva director da divisão Energy Management da Siemens Portugal, "com esta alteração, nas zonas intervencionadas, Guimarães poderá registar reduções médias do seu consumo energético na ordem dos 65%, o que é significativo. Para além de reduzirem a factura energética dos nossos clientes, estes projectos contribuem ainda para que as cidades alcancem as suas metas ambientais e de sustentabilidade".


De acordo com o Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, a alteração para a tecnologia LED "contribui para o bem-estar, respeitando e preservando o meio ambiente além de proporcionar uma melhor qualidade de vida às gerações futuras", realçando, também, a importância da economia nos consumos energéticos.
"A Câmara de Guimarães está a investir no futuro, pois esta aposta na tecnologia LED permite a poupança dos consumos energéticos e essa factura será consideravelmente reduzida no futuro, depois deste investimento no presente. A adopção desta tecnologia permitiu-nos aumentar a qualidade da iluminação pública do Município, bem como a segurança dos munícipes e reforçar a sustentabilidade da cidade", concluiu.


A Siemens garante ainda que, as luminárias com tecnologia LED utilizadas, de 32W e 61W, têm várias vantagens face aos equipamentos convencionais que foram substituídos: "para além de exigirem menos manutenção, têm uma vida útil mais longa e não carecem de ser substituídos com a mesma frequência".


Fonte: Construir.pt