directobras blog logo directobras blog logo

Edifícios municipais sadinos aplicam tecnologia de eficiência energética

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Edifícios municipais sadinos aplicam tecnologia de eficiência energética
Edifícios municipais sadinos aplicam tecnologia de eficiência energética

16.Oct.2015

Edifícios municipais sadinos aplicam tecnologia de eficiência energética


Dois edifícios sobre gestão municipal da Câmara de Setúbal aplicaram tecnologia de eficiência e de redução do consumo energético segundo revela a Autarquia. Desenvolvida pela Wattguard (aqui noticiado pelo Directobras.tv em 2014), esta tecnologia de origem sueca foi  instalada no Mercado 2 de Abril e no Pavilhão João dos Santos.

Os equipamentos foram implementado pela Câmara de Setúbal no âmbito da ação "A Luz Certa no seu Município", dinamizada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos através do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica.

A colocação desta tecnologia nos dois imóveis, após a realização de auditorias energéticas, materializa um investimento global de 14.732,67 euros, com o município sadino a assumir 12.863,58 euros e a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos a assegurar o montante remanescente.

A tecnologia, também designada de "green box", compatível apenas com sistemas de iluminação menos eficientes, como fluorescente, vapor de sódio de alta pressão e iodetos metálicos, é composta por um conjunto de características inovadoras baseadas em transformadores com núcleos de contenção em metal.

O novo equipamento, cuja parte mais visível consiste num sofisticado quadro eléctrico, permite a optimização de sistemas de iluminação mais antigos, solução alternativa à mudança de luminárias e balastros electrónicos para opção por lâmpadas mais recentes e eficientes, nomeadamente LED.

No Mercado 2 de Abril, o Wattguard permite uma redução de consumo energético anual de 17.884 quilowatts, o que materializa uma poupança financeira de 3063 euros. No caso do Pavilhão João dos Santos, a diminuição de gasto de energia de 23.626 quilowatts é traduzida na economia de 3893 euros anuais.

O optimizador de iluminação é instalado a jusante do quadro eléctrico sendo que, proporciona uma economia directa. A vantagem de ser adaptável ao sistema de iluminação já existente faz com que o cliente não tenha a necessidade de mudar todo o seu sistema de iluminação. De assinalar que a Wattguard tem sede no Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (PCTA), em Évora.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: D.R.