directobras blog logo directobras blog logo

Distinguidas obras da arquitectura portuguesa pela Technal

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Distinguidas obras da arquitectura portuguesa pela Technal

03.Dec.2015

Distinguidas obras da arquitectura portuguesa pela Technal


Já são conhecidos os grandes vencedores do Palmarés Architecture Aluminium Technal 2015. Foram avaliadas quase 100 obras das quais 47% pertenciam à categoria Viver (moradias unifamiliares e plurifamiliares), 18% a Reabilitar (reabilitações e ampliações), 18% a Desfrutar (equipamentos culturais e desportivos, lazer e hotelaria), e por fim 18% à categoria Trabalhar (escritórios, hospitais, edifícios públicos, comerciais e industriais).

Ao todo foram premiadas 11 obras, executadas em Portugal e Espanha entre 2013 e 2015, que contam com a assinatura da marca Technal. Portugal arrecadou três prémios: Primeiro Prémio na Categoria Trabalhar, Menção Honrosa na Categoria Reabilitar e também na Categoria Disfrutar.

O Edifício Técnico Administrativo da EDP, em Leiria, foi o grande vencedor na Categoria Trabalhar. A expressão artística, a correta integração do projecto com o meio envolvente e a utilização do piso térreo como espaço exterior de utilização pública foram, segundo o júri, os argumentos para atribuir o prémio a este edifício.

Na Categoria Viver, a TR House, em Barcelona, foi a obra vencedora. O critério e rigor do projecto, juntamente com a expressividade dos materiais aplicados e o perfeito enquadramento com o exterior justificam esta escolha.

Já na Categoria Desfrutar, o prémio foi para o Centro Hípico La Llena, em Barcelona. Nesta mesma categoria, a Primeira Menção Honrosa foi atribuída ao Epic Sana Algarve por se tratar de uma obra bem conseguida, composta por hotel e apartamentos turísticos independentes, que oferecem uma vista panorâmica sobre o oceano.

Na Categoria Reabilitar o júri decidiu, por unanimidade, não atribuir nenhum prémio por serem obras muito distintas entre si, tanto em dimensão como em estilo. A primeira Menção Honrosa foi concedida à Reforma da Vivienda Barrio Gótico, em Barcelona, enquanto o edifício Grand Cruz Porto, em Vila Nova de Gaia, foi distinguido com a segunda Menção Honrosa. Este é um projecto de reabilitação, com assinatura portuguesa, que respeita a volumetria e valor do edifício, sem prejuízo do interior.

Nesta nova edição pretendeu-se premiar as obras que melhor reflectem o trabalho conjunto de arquitectos e instaladores e que partilham os valores da marca, como eficiência energética, qualidade do meio ambiente, inovação e adequação às tendências estéticas actuais.

O júri dos Prémios Palmarés Architecture Aluminium Technal 2015 foi composto por profissionais reconhecidos de Portugal e Espanha como o arquitecto Antonio Cruz do gabinete de arquitectura Cruz e Ortiz, que foi também o presidente desta edição; Ignacio Fernández, arquiteto e consultor de fachadas na ARUP; Soledad Lorenzo, diretora da revista espanhola "Arquitectura y Diseño"; Fernando Correia, arquitecto e subdirector da Escola Universitária das Artes de Coimbra; e Ricardo Batista, diretor do jornal "Construir".

O Palmarés Architecture Aluminium Technal foi implementado pela marca em 2002, em França, e tem como objectivo premiar os projectos que se destacam pela singularidade da arquitectura, pela adequação e pelo diálogo com o meio ambiente, bem como pela optimização dos materiais e integração dos sistemas de alumínio da Technal de forma a potenciar o design e luz natural. Além da criatividade, o Palmarés visa ainda premiar as instalações bem executadas pelos instaladores parceiros Technal, outro dos grandes protagonistas deste evento.

Fonte: Technal
Imagem: Technal