directobras blog logo directobras blog logo

Concurso Público para requalificar Matadouro do Porto

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Concurso Público para requalificar Matadouro do Porto

08.Sep.2017

Concurso Público para requalificar Matadouro do Porto


O concurso público internacional para a Reconversão e Exploração do Antigo Matadouro Industrial do Porto está em curso, com publicação do anúncio no Diário da República. A fase de projeto terá uma duração de sete meses, a fase de obra de dois anos e a fase de exploração é de 30 anos. A estimativa preliminar de custo da obra é de cerca de 15 milhões de euros.

"A Câmara Municipal do Porto (CMP), através da empresa municipal de Gestão e Obras do Porto (GO Porto), optou por um Concurso Limitado por Prévia Qualificação, cuja primeira fase do procedimento consiste na qualificação prévia dos candidatos. O objetivo é selecionar os candidatos que cumpram os requisitos técnicos e financeiros mínimos estabelecidos no concurso", lê-se no site Porto.pt, produzido pelo Gabinete de Comunicação e Promoção da autarquia.

O edifício em causa está desativado há cerca de 20 anos e será transformado num equipamento âncora na reabilitação da zona oriental da cidade, baseado nos eixos da coesão social, da economia e da cultura.

"O programa de intervenção prevê a reconversão integral do complexo, mantendo a sua memória histórica e natureza arquitetónica, em espaços empresariais diversificados e polivalentes; espaços comerciais e de lazer de apoio local; espaços destinados à ação social e à ligação com a comunidade local; e espaços de cariz cultural e artístico, destinados à exposição, à produção e ao depósito", refere a CMP.

O projeto prevê ainda que dos mais de 20.000 m2 disponíveis para construção, 7.885 m2 fiquem sob gestão municipal, sendo o restante explorado pela entidade vencedora do concurso.

De referir que na avaliação das propostas o fator preço apenas contará 25%, sendo que os restantes 75% incidem sobre a qualidade técnica da proposta. As candidaturas devem ser entregues até dia 1 de outubro na plataforma www.acingov.pt.


Fonte: Idealista