directobras blog logo directobras blog logo

Avançam as obras de recuperação do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Avançam  as obras de recuperação do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa

14.Dec.2015

Avançam as obras de recuperação do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa


Já foi apresentado o concurso público para escolher a empresa responsável pelo trabalhos de recuperação do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

O promotor, Turismo de Lisboa, avança com esta recuperação que está orçamentada em 5 milhões de euros, sendo que estima-se que o prazo de  execução da obra seja de um ano. De relembrar que o projecto de recuperação desta infra-estrutura esteve parado há anos, por falta de verbas. 

A Associação de Turismo de Lisboa (ATL) pretende, deste modo, reabilitar e modernizar o Pavilhão Carlos Lopes,  tornando-o num espaço para eventos culturais e desportivos.  As obras assentam, numa primeira fase, em "demolições a fazer nas partes interiores, como as bancadas, que estão obsoletas".

Será depois intervencionado o interior deste espaço, que vai deixar de ter pilares e vai levar uma nova cobertura, para que fique "ampla", sendo que, a zona exterior também vai ser remodelada, com melhores acessos ao Parque Eduardo VII – através de uma nova escadaria – e ao estacionamento existente.

O actual Pavilhão Carlos Lopes foi construído em 1932 por motivos da "Grande Exposição Industrial Portuguesa". Posteriormente, em 1946, foi adaptado para receber eventos desportivos tendo recebido o campeonato do mundo em Hóquei em Patins em 1947.

Em 1984 recebeu o nome de Carlos Lopes em homenagem ao atleta português sendo, fechado em 2003 por falta de condições técnicas e de segurança.

Após várias tentativas de criação de projectos de recuperação, foi finalmente decidido criar em 2015 um fundo de 3,5 milhões de euros, de um direito de superfície sobre o Pavilhão Carlos Lopes a favor da Associação de Turismo de Lisboa, que deverá proceder a obras de recuperação.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: Harvey Barrison