directobras blog logo directobras blog logo

Aprovado o projecto para requalificação do Jardim das Artes

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Aprovado o projecto para requalificação do Jardim das Artes

20.Jun.2016

Aprovado o projecto para requalificação do Jardim das Artes


 O projecto para a "Requalificação de Espaço Público - "Jardim das Artes" foi aprovado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). A candidatura feita pela empresa municipal ICOVI para implementação de um novo espaço nobre na cidade aguarda apenas "luz verde" do Governo para se tornar uma realidade.

O projectado Centro de Artes da Covilhã, da responsabilidade do anterior executivo, nunca se concretizou tendo agora chegado o momento de finalmente nascer um novo espaço verde interativo no concelho covilhanense.

O projecto, avaliado em cerca de um 1 milhão de euros, é co-financiado em 60% pela CCDRC/DGAL e contempla a construção de infra-estruturas, um percurso pedonal de 840 metros envolvido por uma vasta zona verde com um jardim de esculturas.

O Jardim das Artes vai ser implantado na zona de expansão da cidade, contígua à Rua Centro das Artes, num espaço com 18.000 m2 que se distribui por três plataformas separadas por taludes, em cotas de cerca de 5 metros de diferença. Três peças de metal em espiral serão usadas para unificar visualmente as três plataformas, formando um único elemento quando observados do ponto de entrada do Jardim.

O projeto prevê ainda a construção do maior parque infantil do concelho, bem como um quiosque com esplanada, centro de atividades físicas para adultos, Skate Park, espelho de água e uma área com 400 lugares sentados para atividades culturais.

Para o Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, "esta é uma obra há muito ansiada pela cidade e que visa requalificar uma zona nobre habitacional, acrescentando-lhe uma zona verde interativa". O autarca salienta ainda o caráter "lúdico e cultural que o novo espaço vai oferecer à cidade".