directobras blog logo directobras blog logo

Alentejo acolhe novo Museu do Megalitismo

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Alentejo acolhe novo Museu do Megalitismo

16.Jan.2016

Alentejo acolhe novo Museu do Megalitismo


Representando um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros (dos quais, 85% comparticipados fundos comunitários) vai nascer na vila de Mora um importante pólo museológico dedicado dedicado ao período megalítico.

A construção desta infra-estrutura, próxima da cidade de Évora,  está quase terminada sendo que está prevista a sua abertura para os meses de Abril ou Maio. O projecto integra ainda, o plano de recuperação da estação ferroviária de Mora.

Naquele antigo espaço da CP, a par do museu sobre megalitismo, o projecto engloba a instalação da associação Estação Imagem, dedicada à fotografia, de uma zona de biblioteca e outra de computadores e do arquivo municipal.
A antiga estação ferroviária será transformada num centro cultural, com biblioteca, espaço de Internet, bar de apoio e outras valências. O Museu do Megalitismo está, no entanto, a ser erguido num edifício construído de raiz,

Em declarações à Agência Lusa e reproduzidas no site Tribuna Alentejo, o presidente da autarquia local, Luís Simão, espera que a nova infra-estrutura seja "complementar ao Fluviário", que já recebe "cerca de 50 mil visitantes", e que permita aos turistas ter atractivos para que «possam prolongar a estadia mais que dia».

"As investigações arqueológicas em Mora começaram há mais de 100 anos. Foram encontrados milhares de peças e de monumentos e, durante muito tempo, as pesquisas decorreram na freguesia de Pavia, mas, hoje, sabemos que existem vestígios em todas as freguesias" – referiu o autarca.

Mora é um concelho com uma vasta riqueza arqueológica e este museu quer potenciar essa riqueza do megalítico sendo que a aposta passa pela interactividade com os seus visitantes.

Fonte: Tribuna Alentejo
Imagem: Fernando Moital