directobras blog logo directobras blog logo

Prédios devolutos ameaçam harmonia arquitectónica das cidades

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Prédios devolutos ameaçam harmonia arquitectónica das cidades

26.May.2017

Prédios devolutos ameaçam harmonia arquitectónica das cidades


DEBATE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO METÁLICA NA REABILITAÇÃO URBANA


Debater a importância da reabilitação urbana no futuro das cidades e demonstrar os contributos da construção metálica para a recuperação do edificado, são alguns dos temas em debate na próxima Steel Talk. A conferência organizada pela CMM - Associação Portuguesa da Construção Metálica e Mista, em parceira com a Ordem dos Arquitetos, no âmbito do projeto Portugal Steel, realiza-se no próximo dia 27 de maio, no Porto.

Tendo em conta que um terço dos edifícios portugueses estão degradados e precisam de intervenções de reabilitação urbana ao nível da recuperação e reutilização de recursos e equipamentos já construídos é cada vez mais importante debater as várias soluções disponíveis. A construção metálica é uma dessas opções, uma vez que estas empresas estão dotadas de competências que lhe permite dar uma resposta mais sustentável na reabilitação urbana, nomeadamente no que diz respeito à facilidade de adaptação às exigências das zonas urbanas com acessos e espaços reduzidos.

Neste âmbito, as empresas de construção metálica, que têm registado nos últimos anos um crescimento anual superior a 20% ao ano, e apesar de possuírem um valor de exportações sustentado, podem encontrar na reabilitação urbana uma forma de aumentarem o seu negócio internamente, num período em que a construção e obras públicas novas ainda se mantém com um número aquém do espectável.

De acordo com o Professor Luís Simões da Silva, Presidente da CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, «Paralelamente à estratégia de internacionalização e busca de mais e novos mercados, a CMM reconhece a importância que a reabilitação urbana do edificado pode ter nos próximos anos para o setor da construção metálica. O elevado número de edifícios degradados nas grandes cidades exige uma resposta rápida. Só a cidade de Lisboa tem mais de 5 mil edifícios devolutos. Esta situação está a ameaçar o ambiente paisagístico e a desvirtuar a harmonia arquitetónica dos centros históricos».

«Esta conferência procura demonstrar o contributo da construção metálica, que é estruturalmente mais eficiente e mais leve, para o desafio da Reabilitação urbana e discutir as potencialidades do uso do aço na arquitetura, convidando os mais prestigiados arquitetos nacionais a fazerem conferências de divulgação da sua obra e produção teórica», reforça o mesmo responsável.


Fonte: Unimagem