directobras blog logo directobras blog logo

Papel dos drones na Construção Civil em debate, no Dubai

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Papel dos drones na Construção Civil em debate, no Dubai

07.Jan.2016

Papel dos drones na Construção Civil em debate, no Dubai


Decorre, entre os dias 24 a 27 de Janeiro, conferência internacional Drones Médio Oriente 2016 (D4GOV). Este evento tem lugar no hotel Marriot Al Jadaf, no Dubai (Emiratos Árabes Unidos).

A conferência é organizada pelo Centro Internacional de Qualidade & Produtividade (IQPC) sendo que,  visa debater a utilização e desenvolvimento de soluções públicas e comerciais dos drones incluindo, a utilidade destes equipamentos no sector da construção civil e obras públicas.

Tal como já foi referido em notícia pelo Directobras, os drones podem ser extremamente úteis no acompanhamento de uma obra. As imagens recolhidas por estes aparelhos permitem, por exemplo, avaliar a progressão da obra, verificar possíveis falhas, melhorar as condições de segurança, entre outros. 

Inclusive os equipamentos já são utilizados para o sector imobiliário, nomeadamente para realizar filmagens aéreas da  propriedade e seus entornos, ajudando e muito, na hora da venda do imóvel.

Desenvolvidos inicialmente para fins militares os drones tem como vantagens associadas a capacidade de serem resistentes, versáteis, económicos e de fácil utilização.Segundo dados fornecidos pelo site da organização, o mercado mundial destes equipamentos deverá crescer, até 2020, acima dos 10 milhões de dólares (aproximadamente 9,2 mihões de euros)

A conferência  abrangerá a recolha de dados, transporte e comunicações nas áreas de inspecção, monitorização e gestão de desastres naturais, entre outras.

Nesse âmbito serão abordados temas como os regulamentos e normas para o uso destes equipamentos, o seu uso, recolha de dados, preparação dos céus europeus para a era dos drones, contribuição dos drones para a sustentabilidade ambiental, entre outras muitas utilizações.

Fonte: Vários
Autor: António Barbosa
Imagem: Centro de Innovación UC Anacleto Angelini