directobras blog logo directobras blog logo

Restauro do Escadório dos Remédios foi concluído

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Restauro do Escadório dos Remédios foi concluído
Restauro do Escadório dos Remédios foi concluído

02.Aug.2015

Restauro do Escadório dos Remédios foi concluído


Os patamares, as escadas e os balaústres que compõem o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, símbolo maior de Lamego e elemento patrimonial que transmite a esta cidade uma identidade e uma paisagem únicas, apresentam agora um aspecto renovado, depois de concluídos os trabalhos de limpeza, conservação e restauro. Esta intervenção, muito elogiada pelos turistas que todos os dias sobem e descem o Escadório, estendeu-se ao restauro dos painéis de azulejo, uma operação que garantiu o respeito pela integridade deste património. As obras de requalificação e valorização do maior polo de atractividade turística e cultural do concelho e da região envolveram um investimento de 643.979,87€ (mais IVA), promovido pela Câmara Municipal.

Recorde-se que, devido ao estado de degradação deste monumento, que "não conduzia com a sua nobreza e com o seu valor cénico", foi necessário qualificar e modernizar este património, bem como melhorar a acessibilidade a estas zonas e a mobilidade dos visitantes. Da autoria do pintor F. Gonçalves, a recuperação dos históricos painéis de azulejos implicaram a limpeza, o preenchimento com massas específicas e, na última fase, a pintura dos azulejos danificados. Esta empreitada teve sempre em conta a autenticidade artística, evitando a substituição e a eliminação dos materiais originais. No futuro, está ainda prevista, a criação de iniciativas que visem a divulgação cultural existente e alvo de recuperação.  

O projecto de valorização foi desenvolvido pela autarquia de Lamego, em parceria com a DRCN e a Real Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, de modo a garantir qualidade técnica e científica consensual, "em respeito pelos princípios éticos da conservação e restauro". Classificado como imóvel de interesse público, em 1984, a requalificação do Escadório de Nossa Senhora dos Remédios teve uma comparticipação financeira comunitária de 85%, através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).

Fonte: Câmara Municipal de Lamego