directobras blog logo directobras blog logo

CERTIF abre portas no Brasil a empresas portuguesas

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

CERTIF abre portas no Brasil a empresas portuguesas

05.Feb.2016

CERTIF abre portas no Brasil a empresas portuguesas


As empresas portuguesas exportadoras para o Brasil contam com um precioso aliado para a entrada neste mercado quando a certificação dos produtos é obrigatória (compulsória). A CERTIF–Associação para a Certificação, líder de mercado em Portugal na área da certificação de produto e serviço, com quota superior a 90 %, tem vindo a desenvolver os processos de certificação de produtos de empresas que visam o mercado brasileiro, com grande vantagem, fruto da parceria estabelecida com o Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ).

No âmbito dos acordos com o IFBQ, a CERTIF promove a execução dos ensaios em laboratório acreditado e realiza a auditoria ao processo de fabrico com os seus auditores, o que permite às empresas uma significativa redução de custos e uma maior facilidade de contacto, uma vez que este é sempre feito com a CERTIF. Desta forma a empresa exportadora pode obter para os seus produtos um certificado brasileiro, exigido por Lei, que permite  a sua colocação no mercado.

Embora atravessando um período difícil, quer a nível político quer económico, o Brasil é um parceiro importante para Portugal. Tendo feito um grande investimento em projectos sociais é um facto que a classe média brasileira teve um importante crescimento nos últimos anos. Com uma população superior a 200 milhões de habitantes, com a boa aceitação dos produtos portugueses, é um mercado que está ainda por conquistar, lembrando que nos primeiros dez meses de 2015 o Brasil era o 12º cliente de Portugal no comércio internacional de bens (10º em 2013 e 11º em 2014).

Trata-se de um país com um sistema fiscal muito complexo, e com taxas aduaneiras elevadas, usadas como medida protetora do seu mercado interno, e que são um forte entrave às importações. No entanto, a maior produtividade que as nossa empresas possuem toma-as, mesmo assim, competitivas na oferta de vários produtos.

Mas, além dos encargos aduaneiros, existe um grande número de produtos sujeitos a certificação obrigatória (compulsória) para poderem ser colocados no mercado, sendo essa certificação da responsabilidade de organismos brasileiros.

Ora, atentos a esta situação, a CERTIF criou uma parceria com um importante organismo de certificação brasileiro, o IFBQ, o que lhe permite, dentro das regras estabelecidas pelo INMETRO no Brasil, desenvolver, ela própria, os processos de certificação, efetuando auditorias e recorrendo a laboratórios nacionais e obtendo depois o seu reconhecimento. Esta ação permite às empresas nacionais obter a certificação pelo IFBQ e assim cumprir os requisitos legais com um custo muito mais reduzido.

Fonte e imagem: CERTIF