directobras blog logo directobras blog logo

QUIOSQUE DIRECTOBRAS

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Dicas para pedir um orçamento para obras

28.Dec.2016

Dicas para pedir um orçamento para obras


Necessita de pedir um orçamento para obras em casa? No princípio poderá parecer algo simples de fazer, mas tudo complica quando se depara com dúvidas, quer elas sejam sobre o material, o tipo de intervenção ou qual o profissional mais adequado.

1. Seja concreto e preciso
Identifique e especifique de forma completa qual o problema, a localização do mesmo e o que pretende solucionar.
Quanto mais completo maior probabilidade tem de obter um correcto diagnóstico.

2. Defina qual o propósito da obra
Não se tratando de uma reparação mas sim de uma remodelação ou construção de raiz, é necessário definir de forma rigorosa qual o âmbito e objectivo da obra.

3. Caderno de Encargos
Após solicitar o orçamento para as suas obras e de os comparar, é essencial efectuar uma lista de trabalhos a realizar de forma a poder confirmar no final se tudo foi realizado conforme o orçamento.

4. Regime Forfait
Se o seu orçamento é apertado e quer a todo o custo limitar gastos, evitando derrapagens orçamentais, opte por um regime forfait, um regime em que todos os trabalhos do projecto ou da lista estão incluídos num preço fixo.

5. Mais é sempre melhor
Pelo menos no que toca aos orçamentos. Tenha no mínimo entre 2/3 orçamentos para cada uma das intervenções. Não descarte os pequenos empreiteiros, os mesmo possuem muitas vezes alguma dificuldade em dar orçamentos pelo digital, por falta de tempo e de hábito. Dé algum tempo para que lhe respondam, por norma os preços são mais competitivos.

Com estas dicas resta pedir orçamento para obras ou navegar pelo nosso directório e procurar a empresa e/ou profissional que considerar mais adequado as suas necessidades.