directobras blog logo directobras blog logo

Acesso à Ilha de Faro feito através de nova ponte

No Quiosque do Directobras encontra noticias e curiosidades sobre a construção civil

Acesso à Ilha de Faro feito através de nova ponte

29.Sep.2016

Acesso à Ilha de Faro feito através de nova ponte


Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro, conseguiu uma importante vitória que vai beneficiar, além da população de Faro, igualmente, milhares de veraneantes e de utentes da praia da Ilha de Faro que a visitam e usufruem em férias ou diariamente, ou seja, uma nova ponte que estará pronta até ao ano de 2018.

A notícia foi dada pelo próprio Rogério Bacalhau por ter, "conseguido um entendimento com o Ministério do Ambiente", adiantando, o edil farense,  "o actual tabuleiro, com uma faixa, tem 4,7 metros, enquanto o novo terá 11,40, pelo que terá largura para duas, com a gestão a ficar entregue ao município".

Já existia um acordo entre a câmara e o ministério, contudo, com o aproximar do final do programa POLIS, no qual a obra estava inserida, o município aceitou "assumir mais 20 por cento do custo total, estimado em cerca de 2,4 milhões de euros", adiantou a autarquia em comunicado.
Rogério Bacalhau justificou que "o importante é que a ponte avance, senão nunca mais é feita", garantindo, "como a gestão fica entregue ao município, será a comissão de trânsito a decidir qual a utilização".

O projecto inserido no programa POLIS previa uma faixa para circulação de veículos privados e a outra seria utilizada apenas por transportes públicos, veículos de emergência, bicicletas e peões, todavia, "como a gestão fica entregue à câmara municipal, a intenção será utilizar a segunda faixa conforme as necessidades, em alturas de maior procura, esta poderá vir a ser utilizada por veículos particulares".
A nova travessia vai ser construída ao lado nascente da actual ponte, o que, referiu a autarquia, "vai permitir a edificação com um menor índice de transtorno no acesso à praia".