directobras blog logo directobras blog logo

9 dicas para preparar o jardim para a Primavera

No espaço CASA do blog Directobras encontrará ideias para a sua casa na vertente “Faça você mesmo”, assim como ideias e sugestões de decoração

9 dicas para preparar o jardim para a Primavera
9 dicas para preparar o jardim para a Primavera
9 dicas para preparar o jardim para a Primavera
9 dicas para preparar o jardim para a Primavera
9 dicas para preparar o jardim para a Primavera

14.Mar.2017

9 dicas para preparar o jardim para a Primavera


A primavera está aí à porta e está na altura de começar a pensar em preparar o seu jardim pronto para um clima mais quente. Limpeza das caleiras sujas, preparar a relva para o seu crescimento,... O Directobras hoje, traz-lhe dicas primaveris que ajudarão a garantir que o seu jardim é mantido de forma correcta. Aqui está uma lista de projetos "Faça Você Mesmo" que permitirão que se prepare para os próximos meses.

1. LIMPAR AS CALEIRAS
Verificar as caleiras é uma obrigação! Isto por causa das chuvas da primavera. As caleiras entupidas impedem que a água escoe adequadamente para fora de casa. Para isso, precisará de uma escada, um par de luvas e um par de sacos do lixo. Remova os grandes molhos de folhas e detritos e coloque-os num saco. Uma mangueira de água funcionará perfeitamente para remover pequenos bocados de lixo que possa ficar acumulado e colado nas caleiras.

2. MANUTENÇÃO DAS CALEIRAS
Enquanto remove o lixo da caleira, verifique se por acaso não há qualquer tipo de danos na caleira, poderá verificar essa questão, quando estiver a passar água e ir reparando se esta escorre directamente para o chão ou "fica pelo caminho", por algum buraco a mais. Se encontrar algum dano, limpe a área com lã de aço e remende a zona com um material próprio para caleiras. Deverá também inspecionar o telhado e verificar se não existe nenhuma falta ou dano nas telhas. Faça reparos sempre que necessário.

3. MANUTENÇÃO DO JARDIM
Limpar o pátio é o primeiro passo para o preparar para a primavera. Pegue em todas as folhas caídas ou ramos e deite-os fora. Aproveite também para podar os arbustos e árvores. Muito cuidado com a utilização de objectos e ferramentas próprias de corte e poda, utilize sempre equipamento de segurança apropriado.

4. LIMPEZA EXTERIOR
Jactos de água ou água com pressão e com detergente, por exemplo, utilizando um compressor de água, é a melhor maneira de remover o pó e a sujidade que durante os meses frios, se acumulam na parte exterior de sua casa. Deixe que o detergente actue bem durante alguns minutos antes de lavar com o compressor de água. Quando começar a lavar, use movimentos lentos e concentre a pressão da água em pequenas áreas de cada vez. Lembre-se, jactos de pressão pode danificar o material que constitui a parede, por isso é sempre uma boa ideia para regular bem a pressão do compressor, mediante a que precisar em relação à zona que está a limpar.

5. CUIDADO COM A RELVA
A Primavera é o melhor momento para cuidar da sua relva. Um ancinho de ferro é óptimo para retirar o excesso de relva seca. Com a palha, removida, a relva nova terá mais espaço para crescer.

6. FERTILIZAR E SEMEAR
Nunca subestime o poder de fertilizar e semear o relvado. Não só irá melhorar a resistência da sua relva, como também irá torná-la verde e exuberante. Existem fertilizantes feitos especificamente para diferentes tipos de relva, por isso certifique-se de que sabe qual o tipo de relva que tem no seu jardim. Além disso, leia e siga as instruções da embalagem para garantir que está a aplicar a quantidade certa para o seu espaço.

7. REMOÇÃO DE ERVAS DANINHAS
O melhor é remover ervas daninhas assim que estas comecem a aparecer, não deixe que elas cresçam. Pode puxá-las com a mão ou com uma ferramenta própria de remoção de ervas daninhas, mas não se esqueça de retirar toda a erva, das folhas à raiz. Os herbicidas pós-emergentes podem ser usados ​​como uma ferramenta extremamente eficaz na remoção de ervas daninhas, basta certificar-se de que pulveriza as ervas daninhas e não a relva recém-semeada.

8. PREPARAÇÃO DO JARDIM
Após remover todas as ervas daninhas que surgiram e adicione uma camada de fertilizante. O fertilizante irá adicionar nutrição ao solo e gerar plantas mais fortes. Antes de adicionar alguma coisa ao jardim, verifique novamente o pH. Se o solo está abaixo de 6,2, então deve adicionar um bocado de cal.

9. PÁTIO
Inspeccione o pátio em busca de sinais de danos, tais como tijoleira lascada ou solta e repare onde necessário. Poderá limpar o pátio com uma vassoura e mangueira de jardim.

Depois da realização destas dicas para o seu jardim, poderá ter a certeza de que entra na Primavera com o pé direito e desfrutar do seu belo jardim.