directobras blog logo directobras blog logo

Escolher uma cor para pintar a parede

No espaço CASA do blog Directobras encontrara ideias para a sua casa na vertente “Faça você mesmo”, assim como ideias e sugestões de decoração

Escolher uma cor para pintar a parede

14.Sep.2017

Escolher uma cor para pintar a parede


Na altura de pintar a casa surge sempre a mesma dúvida. Que cor vamos pintar as paredes?

Faça perguntas a si próprio

Quais as minhas cores preferidas?
Todos nós gostamos mais de umas cores do que outras. Geralmente as cores que mais gostamos têm a ver com a nossa personalidade. Quando escolhemos uma cor temos como base o nosso gosto e a forma como vivemos.

Qual a utilidade do espaço que quero pintar?
As cores influenciam as nossas emoções, umas transmitem-nos mais energia e outras fazem-nos relaxar. Por isso, temos de perceber qual a utilidade do espaço que desejamos pintar.
É necessário identificar na divisão que deseja pintar o ambiente que pretende criar e o fim a que se destina.
Se a sua sala de estar for um lugar de repouso, poderá escolher cores sóbrias, mas se quiser torná-la num local de entretenimento, use cores mais estimulantes. 

O espaço tem luz natural?
Para escolher a cor da tinta deverá ter em conta os diferentes tipos de iluminação, qualquer alteração ao nível da iluminação modifica a percepção das cores usadas.
Faça o teste da cor que com uma amostra (+- 50cm x 50cm), em diferentes áreas da superfície, para perceber o comportamento da cor em relação à intensidade de diferentes tipos de iluminação.

O objectivo é ser um espaço acolhedor ou amplo?
Para um espaço mais amplo opte por cores neutras, como brancos, cremes e beges ou cores de tonalidade mais clara. Para um clima mais acolhedor as cores quentes são uma ótima ideia.