directobras blog logo directobras blog logo

Dicas para evitar sustos com a eletricidade

No espaço CASA do blog Directobras encontrará ideias para a sua casa na vertente “Faça você mesmo”, assim como ideias e sugestões de decoração

Dicas para evitar sustos com a eletricidade

15.Jan.2018

Dicas para evitar sustos com a eletricidade


A corrente elétrica é uma coisa séria! Evite choques, curtos-circuitos e problemas mais graves.

Vai fazer uma reparação?
Para a execução de qualquer conserto elétrico, como trocar uma tomada ou o chuveiro, bloqueie a fonte de energia, desligando o disjuntor no quadro de distribuição da casa. 

Atenção aos fios desencabados
Caso estejam soltos, podem causar choques e curtos-circuitos. Nas instalações elétricas residenciais, os fios condutores distinguem-se por cores e devem estar sempre resguardados – basta revesti-los com fita isoladora. 

Compre produtos certificados
Usar produtos sem atestado é correr o risco de choques e curtos-circuitos, além de problemas com o consumo. 

Cuidado com o chuveiro
Na hora de instalar um novo chuveiro, é importante que um profissional avalie qual é a melhor opção de cabo de acordo com a potência do equipamento. Nunca substitua um antigo por outro de maior potência sem antes avaliar se a sua instalação é adequada. 

Afaste os equipamentos da água
Aparelhos como o secador de cabelo, devem ser usados com cuidado na casa de banho, pois podem-se tornar condutores de corrente elétrica. Caso haja contato direto com a água, desligue imediatamente da tomada. 

Nunca apague um fogo de curto-circuito com água
Se o incêndio acontecer em circuitos com energia, não utilize água, pois a mesma é condutora de eletricidade e poderá apanhar um choque. 

Deixe os fios longe do calor
Superfícies quentes, como fornos ou lareiras, podem gerar a degradação da capa isolante dos fios. Por isso, evite o contato com locais aquecidos.

Cuidado redobrado no exterior
Fazer instalações no telhado ou na fachada, mesmo que sejam simples intervenções na antena de TV, pode representar um perigo sério devido aos fios condutores do lado exterior da casa.