directobras blog logo directobras blog logo

Como fazer acabamentos na madeira

No espaço CASA do blog Directobras encontrará ideias para a sua casa na vertente “Faça você mesmo”, assim como ideias e sugestões de decoração

Como fazer acabamentos na madeira
Como fazer acabamentos na madeira
Como fazer acabamentos na madeira
Como fazer acabamentos na madeira

18.Jul.2017

Como fazer acabamentos na madeira


Ferramentas e materiais para acabamento
As ferramentas necessárias para  acabamentos na madeira são simples, sendo a maioria do trabalho feita manualmente. Alguns raspadores, lixadeira de madeira de vários grãos,  esponja de aço, um pano macio, um bloco de cortiça para lixar e alguma massa de enchimento é tudo aquilo de que se necessita.


Preparação da madeira
Nunca se insiste muito no facto de que a madeira deve estar seca, independentemente do tratamento aplicado. Outro factor importante, quando são necessárias várias camadas, é que a madeira deve ser lixada entre as camadas. Tipos diferentes de madeira necessitam de enchimento. Isto pode ser tão simples como colocar um enchimento de fibra de madeira, que dará uma superfície mais nivelada e menos absorvente. Pode ser necessário utilizar uma massa de enchimento de madeira, que pode ser comprada para combinar com a cor da madeira a ser usada, para tapar buracos, fendas e nós da madeira. A massa mole de interior é adequada para rachas finas, e quando misturada em partes iguais com massa para exterior, serve para os buracos maiores.


Vernizes
Os vernizes, como o poliuretano, ou os acrílicos, que são de secagem rápida, devem sempre ser aplicados no sentido dos veios da madeira com um pincel macio. Certifique-se de que pinta todos os cantos e entalhes, mas não deixe pequenas poças de líquido.Veja se não existem escoamentos, deixe secar e lixe com uma lixa de 400 ou com uma palha de aço fina.


Processos típicos de acabamento
Aplique massa de enchimento para tapar os buracos dos nós da madeira e de fendas, deixe secar e retire cuidadosamente o excesso com um cinzel. Feito isto, a madeira pode ser passada com uma lixa à volta de um bloco de cortiça, trabalhando ao longo da fibra da madeira. Limpe a superfície com um pano limpo e húmido para levantar um pouco a fibra, deixe secar, depois volte a alisar com uma lixa n.° 400, trabalhando novamente ao longo da fibra da madeira. Se quiser pintar a madeira, teste a tinta num pedaço de desperdício de madeira igual para verificar a cor final. Lembre-se de que, preparada a madeira, esta vai absorver mais tinta e ficará muito mais escura. A tinta pode ser aplicada com um pano macio ou com um pincel. Tenha sempre uma extremidade húmida para evitar um mau acabamento. Aplique a tinta em movimento pequenos e circulares.


Acabamentos e cera e verniz
Com a madeira lixada, aplique uma camada de goma-laca, esfregando ligeiramente quando estiver seco. Isto dá uma boa base para o verniz ou para a cera. Aplique o verniz ou a cera com palha-de-aço muito fina, fazendo movimentos circulares para os fazer penetrar bem na fibra da madeira. Pode polir com um pano macio.


Nota:
O verniz é melhor aplicado num ambiente fresco; caso contrário, podem surgir problemas, como um acabamento ondulado. Para obter um melhor acabamento com cera e verniz, vá colocando lentamente as camadas.


Preparação da madeira para pintar
O segredo de um bom acabamento de madeira pintada ou envernizada é preparar cuidadosamente a superfície antes do trabalho em si. A madeira deve ser sólida e sem defeitos e os nós, comuns em madeiras moles como o pinho, precisam de tratamento com goma-laca para evitar que a resina saia e estrague o acabamento.


Pintar madeira sem protecção
Existe uma sequência de três passos para pintar a madeira:

• Primeiro, aplique um primário e lixe levemente depois de seco. Limpe a superfície com um pano sem fios e com diluente.

•Aplique uma subcapa, como é especificado pelo fabricante do produto da primeira demão, e lixe novamente. Retire todos os vestígios de pó com um pano sem fios molhado em diluente.

•Dê a última demão. Normalmente será de verniz, uma vez que não se desgasta facilmente e é de fácil manutenção. Quando envernizar a madeira, passe a lixa por extremidades mais irregulares, limpe o pó e depois aplique o acabamento.


Madeira já pintada
Se a pintura existente for boa, não há necessidade de a retirar. Basta lavar a área com uma solução de detergente e água, lixar levemente e depois retirar todos os vestígios de pó antes de a pintar. Se houver manchas na madeira sem tinta, aplique uma subcapa e depois uma primeira demão, como é habitual. Finalmente, deve lixar levemente antes da demão final. No entanto, se a tinta ou o verniz estiverem lascados ou com defeitos, terá de os retirar. Use um raspador para tirar todos os fragmentos soltos; um raspador triangular, conhecido por raspador curvo, é útil para chegar ao cantos mais apertados e molduras. Para limpar grandes áreas de madeira, a escolha é entre um decapante químico e uma pistola de ar quente. Se optar pelo primeiro, terá de neutralizar a superfície, como é recomendado pelo fabricante, depois de a tinta antiga ter sido removida. Uma pistola de ar quente torna a tarefa de retirar grandes áreas de tinta mais simples, mas deve ter cuidado com a parte à volta das janelas, porque o calor pode danificar o vidro. Se quiser pintar por cima de uma madeira pintada com uma corja esbatida, não poderá retirar o velho acabamento. Neste caso, passe simplesmente lixa, retire o pó da superfície e depois aplique uma ou duas demãos de subcapa à base de alumínio antes de tornar a pintar. Se os nós da madeira pintada estiverem visíveis, volte a lixar a tinta e aplique uma solução de goma-laca no nó, depois aplique a demão de base e o primário para nivelar a tinta com a pintura já feita. Aplique a lixa entre camadas de tinta. Os nós da madeira devem ser sempre tratados com uma solução de goma-laca.


Cores para a madeira
Tenha cuidado quando escolher corantes para madeira e verifique se o tipo é compatível com o acabamento. A cor está normalmente referida no rótulo segundo tipos de madeira, como pinho, mogno ou carvalho. Isto pode ser enganador, uma vez que o resultado depende da cor base da madeira à qual se aplica o corante. Experimente a cor num pedaço de desperdício de madeira.